Posted in:

Será que meu aluno pode praticar Suspension?

Ao desenvolver o método Suspension, pensei em algo que qualquer aluno poderia usar. Vai um pouco contra as ideias que temos de suspensão, certo?

No Pilates, por exemplo, exercícios suspensos nas barras do Cadillac são bastante avançados.

No Crossfit também, poucos alunos conseguem realizar os exercícios suspensos nas primeiras aulas. Pelo contrário, eles precisam de uma preparação longa e complexa.

Por isso, quero que você pare de pensar com o olhar costumeiro e veja a suspensão de um novo jeito. Você pode aproveitá-la para trabalhar com qualquer aluno.

Quer entender como e por quê você deveria começar a adotar o Suspension?

Vou te ajudar com algumas explicações abaixo. Se você está pronto para aprender mais sobre o método para complementar suas aulas, continue lendo.

Praticar Suspension para Patologias na Coluna

Quem tem patologias na coluna costuma ter péssima estabilização do tronco. Percebemos isso em casos de lombalgia, escoliose, hiperlordose e diversos outros desvios e dores. Então, por que será que eu recomendaria exercícios tão instáveis quanto os suspensos? Existe um motivo simples.

Todos os exercícios em bases instáveis promovem melhor ativação e fortalecimento do Core. Além de terem estabilização pobre, a maioria dos alunos com esse tipo de patologia também tem problemas de consciência corporal. Se eu pedir que ele ative o Core num exercício em bases instáveis ele não vai conseguir fazê-lo. Na verdade, quase ninguém consegue.

Por isso, temos dificuldade para conscientizar esses alunos sobre como estabilizar seu corpo. Mas a suspensão oferece uma boa solução. Ao praticar Suspension, o paciente é forçado a encontrar formas de estabilizar o tronco. Ele não tem opção já que está com uma base instável que não o mantém na posição certa.

É exatamente por isso que, conforme evoluímos com alunos com patologias na coluna exercícios como pranchas dinâmicas são recomendadas. A suspensão é só uma forma mais desafiadora de incluir esse trabalho em aula.

Certamente, você não pode utilizar os exercícios sem uma avaliação prévia para determinar o que é ou não adequado. Porém, utilizando-os corretamente seu aluno conseguirá diversos benefícios e perceberá melhores resultados no tratamento.

Suspension para Gestantes

Gestantes são um público especial com o qual precisamos tomar muito cuidado. A mulher está numa fase importante da vida na qual seu corpo passa por diversas mudanças, sejam hormonais ou fisiológicas.

Até o centro de gravidade do corpo se desloca com o crescimento do feto. Com um corpo bastante diferente do que ela está acostumada, a gestante precisa de cuidados especiais para a prática da atividade física.

Algumas pessoas já ficam com medo de aplicar exercícios para esse público e simplesmente deixam que elas fiquem sedentárias. Isso é péssimo, o corpo precisa de movimento durante a gestação assim como em qualquer outro momento da vida.

O que muitos também não sabem é que a gestante consegue muito ao praticar Suspension. As atividades em suspensão fortalecem a musculatura do tronco de forma ativa. Para as gestantes isso é essencial, já que auxilia a estabilizar musculatura profunda do abdômen e melhorar a postura.

O fortalecimento é uma maneira de combater uma das queixas mais comuns na gravidez: a dor lombar. Além disso, exercícios em suspensão ajudam a melhorar a ativação de todo o complexo do Core e o assoalho pélvico. Assim, a mulher evita perder a função dessas musculaturas por causa da sobrecarga que ocorre na gestação.

Suspension para Crianças

Se você tem um sobrinho, afilhado ou alguma criança próxima já deve ter percebido qual é o tipo de atividade que ela gosta de praticar.

A criança atual adora ficar dentro de casa com seus eletrônicos. Tablets, videogames e TVs são as bolas e bonecas dessa geração. Pode ser maravilhoso ter tantas informações ao alcance dos dedos, mas o corpo fica prejudicado com a falta de movimento.

A obesidade infantil já é um problema sério no Brasil e estima-se que existam mais de 11 milhões de crianças obesas no país até 2025. Tudo isso é causado pelo modo de vida sedentário que os pequenos adotam. Sabe o que mais esse estilo de vida causa? Problemas posturais.

Em plena fase de crescimento, a criança precisa de estímulos para criar consciência corporal e melhorar a postura. Felizmente, praticar Suspension dá ao jovem tudo que ele precisa para garantir saúde e ainda manter o corpo desenvolvendo-se de forma saudável.

Como os equipamentos são dinâmicos o profissional consegue criar uma aula lúdica e envolvente que as crianças adoram.

Suspension para Idosos

Já falei sobre praticar Suspension com idosos aqui no blog. É uma atividade bastante recomendada para a terceira idade, apesar de muita gente ter medo de dar exercícios um pouco mais complexos para o público mais velho.

A terceira idade é um grupo que precisa muito de atividades físicas, em especial aquelas que recuperam os movimentos funcionais. Pessoas mais velhas tendem a perder padrões de movimento e acabam com dificuldades para realizar atividades rotineiras, como pegar algo no chão ou sair do carro.

Praticar Suspension é ideal para idosos porque:

  • Não tem impacto sobre as articulações;
  • Promove o fortalecimento corporal;
  • Melhora o equilíbrio significativamente;
  • Incentiva o desenvolvimento de padrões de movimento funcionais;
  • É seguro.

Os mais céticos provavelmente pensaram: “Como assim exercícios em suspensão são seguros para um senhor de 80 anos que pratica atividades físicas? Ele pode cair!” É seguro, mas tudo depende do profissional que está orientando a aula.

Ao trabalhar com idosos precisamos ter cuidados e atenção especial, desde a avaliação até a escolha dos exercícios. Quando o profissional consegue encontrar uma forma eficiente de orientar o aluno, ele consegue resultados e deixa uma aula suspensa completamente segura.

Conclusão

Percebeu como praticar Suspension é para todos? Não existe motivo para impedir seu aluno de aproveitar tudo que esse método tem para oferecer. Mas quero te dar ainda mais informações porque acredito que a suspensão pode melhorar muito suas aulas, por isso tenho uma dica especial.

A VOLL tem um e-book gratuito esperando por você, que quer aprender mais sobre exercícios suspensos. Confira agora mesmo o e-book completo VOLL Suspension.

Nele você consegue saber mais sobre o método, quem pode praticar Suspension, como montar uma aula eficiente e ainda exercícios para utilizar. Vai perder essa oportunidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *