Posted in:

11 Exercícios Funcionais para aulas de personal

Quando trabalhamos com atividades em grupo o aluno pode ficar motivado pelo simples fato de estar treinando com outras pessoas. Existe uma dose de competição saudável na atividade em grupo que gera interação e motivação. Por isso, a pessoa tende a aderir melhor ao programa de atividade física e a evasão diminui.

Quem trabalha em academias também consegue oferecer motivação através do espaço, de equipamentos de qualidade e outros diferenciais. Mas o que os instrutores de aulas de personal tem para oferecer ao aluno?

Muita gente pensa que é somente o conforto de treinar em casa. Quem imagina que só isso é capaz de manter um aluno treinando está muito enganado e vai acabar perdendo clientes logo. Eventualmente a pessoa que treina em casa começa a avisar antes da aula que aconteceu um imprevisto. Que ela não tem tempo para se exercitar naquele dia.

Aos poucos os treinos ficam menos e menos frequentes até que o aluno desaparece. Sabendo que existe uma certa falta de motivação nas aulas de personal, como podemos mudar isso? Tenho uma dica: usando exercícios funcionais. Continue lendo e confira!

Benefícios do funcional para aulas de personal

funcional para aulas de funcional 2

O exercício funcional é excelente para trabalhar a motivação do aluno. Ele pode te ajudar quase tanto quanto uma aula em grupo ou ambiente extremamente moderno e com ótimos acessórios. O segredo de tudo isso está na sua eficiência.

O funcional consegue trazer um grande número atividades para as aulas de personal. Sabemos que as variações e exercícios da modalidade são quase infinitos, por isso conseguimos deixar as sessões mais dinâmicas e interessantes. E tudo isso sem precisar abrir mão de movimentos que trazem resultados reais para o aluno.

Ao invés de trabalhar com variação somente para deixar a aula mais legal, podemos aproveitá-las para melhorar habilidades funcionais. Tudo isso é possível mesmo quando o profissional não tem acesso a um grande número de equipamentos. Na realidade, você sequer precisa de acessórios ou equipamentos para aplicar o funcional na casa do aluno.

Exercícios funcionais trazem resultados a longo e curto prazo. Assim, conseguimos trabalhar tanto com alunos que querem resultados quase imediatos quanto com aqueles que aceitam esperar mais. É uma maneira de impedir que a motivação desapareça porque a pessoa não está conseguindo o que queria.

Opções de acessórios para as aulas

Os acessórios são um grande diferencial do treinamento funcional. Alguns alunos até identificam a modalidade através deles, mesmo que o treino seja muito mais que simples acessórios. Mas é inegável que eles ajudam a criar uma experiência mais rica e satisfatória.

Nas aulas de personal temos um grande problema: espaço e tempo. Como não trabalhamos em um studio fixo não existe muito espaço para guardar os equipamentos. Geralmente você só pode levar o que cabe no porta malas do carro. Os mais ousados podem até encher os bancos dos passageiros com acessórios também, mas não é tão eficiente assim. O tempo que você leva para descarregar seus equipamentos ou encontrar o que precisa pode até te atrapalhar.

Falando em tempo, também precisamos encontrar uma forma de levar os acessórios, montar o ambiente para a aula e acabar tudo com tempo hábil para locomover-se para a próxima sessão. Ou seja, mesmo que você consiga montar o treino perfeito, isso não pode demorar duas horas. Seu aluno vai ficar irritado e a pessoa cujo treino você atrasar depois também.

Por isso, a escolha de acessórios deve ser pela praticidade. Gosto de recomendar acessórios fáceis de guardar e carregar, como as faixas elásticas e a fita de suspensão. Elas aumentam muito a quantidade de exercícios que podemos fazer, criam um desafio na aula e ainda cabem dentro de uma mochila.

Também podemos levar escadas de agilidade, cones e outros itens pequenos para a casa do aluno. Recomendo evitar acessórios maiores ou mais difíceis de carregar, como steps ou até Fitballs. Aproveite também o que o aluno já tem em casa, como cadeiras e mesas.

Não tenho acessórios, e agora?

funcional para aulas de funcional 4

Quem trabalha com aulas de personal nem sempre consegue levar acessórios para a casa do aluno. Por acaso você vai trabalhar de moto? Então imagino que fica muito difícil levar muita coisa com segurança. Mas isso não é o fim do mundo.

Ainda é possível preparar uma excelente aula usando exercícios funcionais. A recomendação aqui é trabalhar com exercícios livres e o que o aluno tem em casa. Podemos usar vários inclusive toalhas e outros objetivos para trazer resistência.

Se possível, invista em um único acessório que seja prático e permita uma grande variação de exercícios. Uma recomendação é a fita de suspensão, que pode ser instalada em qualquer lugar e é extremamente fácil de carregar.

Exercícios funcionais para sua aula

Chegou a hora que você estava esperando, confira alguns exercícios funcionais que complementam sua aulas de personal. Eles podem ser inclusive utilizados junto de outras modalidades, como Pilates e fisioterapia. É claro que talvez você precise adaptá-los de acordo com o desenvolvimento dos alunos, mas garanto que esses movimentos são excelentes.

Exercício do 8.

Galera, esse exercício é muito utilizado no Treinamento Funcional para reabilitação e prevenção de joelho e quadril. Estou usando a mini band para melhorar a ativação da musculatura do glúteo. Vem conferir! 😉

Posted by Keyner Luiz on Wednesday, November 29, 2017
Exercício para reabilitação e prevenção de joelho e quadril. A utilização da mini band melhora a ativação da musculatura do glúteo.
https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/2127490577499651/
https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/230584624288020/
Exercício de Treinamento Funcional no Bosu

Conclusão

Aulas de personal podem ser um verdadeiro desafio para planejar e aplicar, mas é um mercado com excelentes oportunidades. Por isso, recomendo aperfeiçoar seus conhecimentos no funcional para conseguir aplicá-lo com todo seu potencial dentro dos treinos. Assim, suas seções tornam-se mais eficientes e motivadoras, trazendo ainda mais resultado para seu aluno.

Sabe o que resultado significa? Clientes mais satisfeitos, dispostos a pagar pelos seus serviços e até divulgá-los para amigos e família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *