Posted in:

Vem aí a VI Jornada Sul-Americana de Pilates, e está imperdível!

Um evento que eu faço questão de ir em todas as edições é a Jornada Sul-Americana de Pilates. E esse ano não poderia ser diferente!

Sei que existem pessoas que não conhecem esse evento, portanto resolvi falar um pouco sobre ele. Não perca tempo e se informe abaixo!

A Jornada Sul-Americana de Pilates é um evento anual incrível, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, uma cidade que dispensa comentários, sendo uma das mais bonitas que já visitei.

Esse ano, a Jornada Sul-Americana de Pilates será realizada no Hotel Serra Azul, um dos hotéis mais tradicionais da Serra Gaúcha, localizado no ponto central e mais nobre da cidade.

O evento é uma oportunidade incrível de agregar conhecimentos sobre tudo que envolve Pilates, contando com:

  • 20 workshops;
  • Hotel de primeira linha;
  • Palestras;
  • Apostilas;
  • Dentre outras coisas.

O evento é tão renomado que todo ano um grande nome do Pilates Internacional participa dele, e já passaram pela Jornada Sul-Americana de Pilates:

Esse ano a VOLL Pilates Group trará a lenda do Pilates: Elizabeth Larkam, que é a maior autoridade em Pilates para Reabilitação do mundo!

Confira um pouco mais do que acontecerá no evento!

Serão 3 dias de imersão completa no mundo do Pilates, em um ambiente inigualável.

Você não vai querer perder, né? Quer mais informações? Continue lendo!

O Que te Espera na VI Jornada Sul-Americana de Pilates

Com uma estrutura incrível, o evento contará com:

  • 7 Palestrantes de diferentes países;
  • Prêmio Contrology, que inclui: Festa, premiação e jantar;
  • 20 workshops, um deles com a minha presença;
  • Apostila digital do Workshop;
  • Palestra especial de encerramento;
  • Certificado de participação da Jornada Sul-Americana de Pilates.

Além disso, no ano passado o evento contou com mais de 300 congressistas, nesse ano a expectativa é ultrapassar esse número, mas fique atento, pois as vagas são limitadas! Sendo a oportunidade perfeita para fazer o tão importante networking.

Workshops da VI Jornada Sul-Americana de Pilates

Quer saber mais informações sobre os workshops? Acompanhe abaixo um resumo sobre eles:

Reabilitação das Patologias dos Membros Inferiores:

Este workshop tem o propósito em discutir a importância do Pilates na reabilitação das principais patologias dos membros juntamente com a escolha dos exercícios. Será abordado a mecânica dos exercícios junto com a patocinesiologia.

Pilates Funcional e sua Abordagem na Reabilitação:

Diferente de alguns cursos de treinamento funcional, o foco principal do workshop será mostrar a importância do treinamento funcional na fase final da reabilitação. Quando iniciamos o treinamento funcional? De que forma trabalhamos aliado ao método Pilates?

Aula de Acessórios Basica-Avançada (Tonning ball, Magic Circle e Rolo):

Usaremos alguns exercícios do repertório proposto por Joseph com ajuda dos acessórios. Aprenderemos a facilitar ou dificultar os exercícios conforme a necessidade do aluno.

O workshop passará pelo básico-intermediário-avançado, o que ajudará o congressista a implementar esses exercícios em suas aulas de Mat.

MAT34:

Os 34 exercícios originais criados por Joseph Pilates, com todas as explicações detalhadas nas formas:

  • Original;
  • Clássica;
  • Contemporânea;
  • Com acessórios.

Diretamente por Sandro Alves, discípulo de segunda geração, certificado por Lolita San Miguel (Única discípula viva em atividade de ensino).

Mat Criativo (Exercícios de Equipamentos no Mat):

Você está convidado para um workshop onde aprenderá a execução dos principais exercícios de Reformer, Cadillac e Chair. Como realizar uma correta transferência desses exercícios para o Mat.

Combinando Reformer com Acessórios:

Neste workshop iremos abordar as principais alterações fisiológicas e biomecânicas durante o período gestacional e pensar nas possíveis adaptações dos exercícios do método Pilates.

Vamos mostrar maneiras criativas e seguras de aplicar os exercícios em cada trimestre, através dos equipamentos e principais acessórios.

Do Básico ao Avançado – Uma Construção Gradativa no Reformer:

Construir bases sólidas é um pré-requisito fundamental para evoluir e progredir com segurança o repertório do método Pilates, e é partindo do básico que chegaremos gradativamente a exercícios avançados e desafiadores no Universal Reformer.

Reformer Jumpboard:

Esse workshop tem como finalidade vivenciar didaticamente as sequências de exercícios que podem ser desenvolvidas utilizando a Jumpboard no Reformer.

Pré Jornada Sul-Americana de Pilates: Inovando o Movimento no MAT Pilates – Moldando e Refinando seus Exercícios:

Enriqueça a sua compreensão e o domínio dos exercícios de MAT a partir do repertório de Joseph Pilates, aprendendo sobre o desenvolvimento embriológico da língua, olhos e mãos – que influenciam diretamente o controle motor.

Integrar pistas para a língua, olhos e mãos para tornar o seu Pilates prático e o ensino preciso, eficaz, eficiente e divertido!

Extensões de Coluna e Rotação no Studio de Pilates – Uma Sequência Segura e Com Resultados:

As sequências de extensão da coluna vertebral no estúdio de Pilates são valiosas para muitos de nossos clientes. Movimentos na extensão da coluna são indicados para muitos clientes com problemas de saúde óssea.

Aprenda a aplicar as diretrizes da mecânica da coluna, movimento focado na fáscia e aprendizagem motora para facilitar a segurança e o conforto de seus clientes para a extensão da coluna.

Usando a Chair, Cadillac, Reformer e Barrel, faça excelentes sequências de exercícios para facilitar a extensão da coluna. Aprenda em quais condições a extensão da coluna é contraindicada e os movimentos que fortalecerão os extensores da coluna, sem causar danos.

Pilates Aplicado a Mulheres com Menopausa:

O Pilates propicia o benefício de um movimento corporal completo. Durante a menopausa, assim como nos intervalos anteriores e posteriores à menopausa, as alterações hormonais afetam todos os aspectos do movimento, incluindo a regulação da temperatura e a concentração necessária para o controle motor.

Alterações na integridade do tecido alteram a estabilidade estrutural, mobilidade e força. Uma sequência de Pilates efetiva é importante para uma abordagem abrangente da menopausa, pois facilmente desenvolverá estabilidade e a concentração, para a paciente viver bem.

Durante este workshop aprenda como a menopausa afeta o sistema neuromiofascial, a projetar programas de capacitação e aparelhos de Pilates que sejam seguros, confortáveis e eficazes.

Movimento de Quadril em Exercícios no Reformer, Chair, Cadillac e Barrel:

A estrutura e as propriedades do quadril serão explicadas em relação ao sistema neuromiofascial. A preparação do tronco para movimentos específicos de articulações. Sequências de movimentos em equipamentos focado na fáscia para o quadril.

Os participantes serão instruídos a praticar em pares os estímulos que facilitam a ativação clara do sistema neuromiofascial.

Estudo de caso do cliente ilustrando o uso correto de sequências de movimento de quadril e joelho em um cliente com artroplastia de quadril.

Variações em Pé no Reformer para Mobilidade do Quadril, Equilíbrio e Força:

Exercícios em pé efetivos, sequenciados para o sucesso, resultam em aprimoramento da mobilidade do quadril e conectam membros ao tronco. O aumento do equilíbrio e as forças resultantes dessas sequências produzem uma marcha eficiente e confiante.

Liberação Miofascial com Acessórios:

Ao aplicar técnicas sobre o tecido facial, ocorre uma estimulação mecânica do tecido conectivo com o objetivo de:

  • Melhorar a circulação;
  • Melhorar a produção correta de fibroblastos;
  • Um maior suprimento de sangue para o tecido nervoso;
  • Um aumento dos fluídos metabólicos para o tecido, acelerando o processo de cicatrização.

É ai então que podemos tratar e manusear graças ao fato de que os tecidos respondem à estímulos externos como os acessórios onde podemos nos aprofundar realizando um relaxamento e diminuição da dor.

Neste workshop, você aprenderá a utilizar os acessórios de maneira correta, sem causar lesões durante o manuseio.

Pilates para Escoliose:

Nele, os estudantes aprenderão a classificar os diferentes tipos de escoliose, se aprofundar nos exercícios corretivos, exercícios de mobilização, estabilização e integração corporal.

Este repertório acontecerá no Mat e nos equipamentos de Pilates. Também serão dadas diretrizes para o desenvolvimento do tratamento com objetivos claros, levando em consideração a idade, sexo e o tipo de escoliose.

Ombros e pescoço: Liberando os Movimentos Através do Pilates:

No Workshop, os participantes aprenderão a mobilizar e equilibrar a cintura escapular através de exercícios com o Foam Roller e a Faixa Elástica, aprofundando a relação entre ombro e a coluna cervical.

Com o objetivo de equilibrar a biomecânica e melhorar a função.

Este workshop se baseia em anatomia palpatória para identificar as diferentes estruturas que atuam nos movimentos do ombro. Estudaremos os diferentes ângulos de movimento e iremos identificar suas estruturas.

Pilates Avançado em Equipamentos:

Teoria:

  • Introdução;
  • Breve teoria sobre a vivência no Pilates Avançado;
  • Elementos fundamentais para prática do Pilates Avançado;
  • Características marcantes do Pilates Avançado.

Prática:

  • Vivencia de movimentos avançados nos aparelhos: Reformer, Cadillac e Barrel;
  • Como progredir com seus alunos com princípios: Facilitar o movimento e levar seu aluno ao máximo nível.

Pilates Aplicado à Dor Lombar Crônica:

  • Influência do Quadril e da Coluna Dorsal;
  • Relação com Mobilidade do Tornozelo;
  • Interdependência Regional;
  • Prevenção e Exercícios aplicados à Dor Lombar.

Cadeias Miofascias e Tensegridade Aplicados ao Pilates:

  • Conceito de Fáscias e Tensegridade;
  • Cadeias Mestres e sua Relação com a Postura;
  • Exercícios Relacionados.

Lesões na Coluna:

A coluna vertebral é um sistema dinâmico que se encontra formado pelo eixo do corpo, composto por elementos rígidos (vértebras) e elementos elásticos (discos, ligamentos, articulações…).

A estabilidade depende da informação que chega ao nosso sistema nervoso (propriocepção), pelo qual sem mobilidade não há propriocepção.

Não existe técnica que contribui melhor para o movimento do corpo humano do que o Pilates, pois Pilates é movimento, sendo esse consciente, controlado, preciso, fluido e concentrado.

A coluna necessita movimento para distribuir forças e para minimizar gasto energético.

Elizabeth Larkam – Ilustre convidada da VI Jornada Sul-Americana de Pilates

A 6ª edição da Jornada Sul-Americana de Pilates contará com a presença ilustre de Elizabeth Larkam, saiba mais sobre esse ícone do Pilates abaixo.

Elizabeth Larkam é conhecida no mundo por ser a maior autoridade em Pilates para Reabilitação do mundo. Ela se destaca também por ser uma inovadora do movimento, dedicando mais de 30 anos de sua vida ao Pilates.

Em 1985, Elizabeth dava aula de dança na Universidade de Stanford, lugar que lhe concedeu seu diploma.

Nesse ano, um Centro de Medicina da Dança foi aberto na sua cidade e como ela não tinha tratado uma lesão, foi para o local fazer o tratamento.

Ao entrar em contato com o Centro, ela descobriu que o local oferecia um trabalho chamado “Contrologia” e lá trabalhava Ron Fletcher, que era um professor treinado por Joseph Pilates.

Ron Fletcher gostou tanto de Elizabeth que após ela ter sido tratada foi contratada para a equipe do Centro.

Assim, Elizabeth Larkam, que já era Instrutora de Pilates, pode aprender com os melhores fisioterapeutas, cirurgiões e ortopedistas, e foi se apaixonado cada vez mais sobre movimento e reabilitação.

Devido a isso, ela conseguiu compreender melhor as dificuldades de seus pacientes, melhorando cada vez mais suas habilidades na área.

Fatos Importantes sobre Elizabeth Larkam

  • Elizabeth é PMA Gold Certified da Pilates Method Alliance há 13 anos, a maior e mais importante organização de Pilates;
  • É co-fundadora da Polestar Education, que hoje atua em dezenas de países, considerada uma das mais renomadas Escolas de Pilates do Mundo;
  • Ministra cursos em todo o mundo como Mentora e Master Teacher da Balanced Body;
  • Como Diretora da Pilates&Beyond no Western Athletic Clubs (2000-2010), desenvolveu o internacionalmente aclamado “Mind and Body Center”, junto com o San Francisco Bay Club, onde trabalhou como Diretora do Pilates&Yoga;
  • Editora da Revista Pilates Style;
  • Como especialista em Pilates, trabalhou para o San Francisco Ballet e o Cirque Du Soleil.

Prêmio Contrology

Conhecido como o “Oscar do Pilates”, o Prêmio Contrology chega em sua terceira edição. A premiação só ocorre na Jornada Sul-Americana de Pilates, ou seja, será exclusivo para os participantes da Jornada Sul-Americana de Pilates.

O Prêmio Contrology é uma grande noite de premiação, ela conta com: Um grande jantar de gala e uma festa após a premiação. Nela serão premiados os melhores profissionais da área de Pilates do ano.

Nesse ano, as categorias premiadas serão:

  • Profissional do Ano;
  • Revelação 2018;
  • Destaque Científico;
  • Studio de Sucesso;
  • Destaque Sul-Americano;
  • Influenciador Digital.

Agora que você já sabe o que irá acontecer, eu te convido a fazer a sua inscrição no evento, basta clicar aqui e será redirecionado para a compra.

Eu estarei te aguardando lá, com muito conteúdo e workshops especiais, a gente se vê na Jornada Sul-Americana de Pilates!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *