Posted in:

Treino com fita de suspensão: qual é sua verdadeira eficiência?

Usar o treino com fita de suspensão pode ser uma grande adição para suas aulas, sejam elas de Pilates ou de Treinamento Funcional. Imagino que você já ouviu falar sobre esse equipamento, especialmente se segue esse blog com frequência. Bem, a fita é um equipamento com duas alças suspensas na qual o usuário coloca os membros superiores ou inferiores. Os exercícios realizados nesse equipamento fornecem diversas vantagens. Quer entender? Então continue lendo!

O que é treino suspenso?

O termo treino suspenso traz à mente a imagem de pessoas se pendurando no teto e fazendo acrobacias ousadas. Na verdade, não é nada tão emocionante ou perigoso assim. Treinamento suspenso é uma sessão ou aula feita utilizando equipamentos para suspensão. Alguns exemplos são a fita de suspensão, Columpio e Columpio Wall.

Nesse artigo, falaremos a respeito do treino com fita de suspensão em especial. Por isso, focarei nos seus benefícios e utilização durante a aula.

Alguns instrutores consideram o treinamento suspenso como algo “legal” ou lúdico para deixar a aula mais interessante. Apesar de ser verdade que alunos ficam bastante motivados ao realizar um exercício mais desafiador num acessório diferente, esse não é seu único objetivo.

Os movimentos usados nesse tipo de treinamento são criados para obedecer os princípios da funcionalidade. Ou seja, eles são transferíveis, trabalham o corpo de maneira global e sempre são feitos ativando o Core. Por causa dessa funcionalidade, conseguimos utilizá-los também em aulas de Pilates e Funcional, mesmo que elas não sejam exclusivamente suspensas.

Aulas de treinamento suspenso têm intensidades e complexidades variadas e também podem ser adaptadas para diversos tipos de aluno. Dependendo do equipamento que você está utilizando é possível deixar o corpo parcialmente suspenso ou completamente suspenso.

Mas, por que os exercícios são feitos em acessórios para a suspensão? É simples, quando parte do corpo está fora do chão você enfrenta o elemento da instabilidade. E isso é ótimo para nossos treinamentos.

Benefícios do treino com fita de suspensão

Um estudo com adultos jovens e de meia idade comprovou que treino com fita de suspensão gerou respostas cardiovasculares bastante positivas. O treino proporciona atividade o suficiente para manter níveis adequados de atividade cardiorrespiratória e até melhorá-los. Portanto, esse tipo de treinamento suspenso é ótimo para melhorar capacidades de alunos sedentários ou praticantes de atividades físicas.

Além disso, o uso de fitas de suspensão no treinamento auxilia a melhorar a força muscular dos praticantes. Assim, conseguimos realizar um ótimo treino preparatório para atletas e até para prevenir lesões. As estruturas do Core são especialmente beneficiadas pelo uso da instabilidade.

Quando numa superfície instável, o corpo é forçado a utilizar a força de musculaturas abdominais para estabilizar o tronco. Sem essa resposta seria impossível realizar os movimentos que o exercício exige. Por isso, o fortalecimento dessas musculaturas

Outro estudo mostrou que a ativação de musculaturas do Core é comparável àquela adquirida durante o treinamento funcional tradicional. Em alguns momentos o treino com fita de suspensão não só é tão eficiente quanto o TF, como até o ultrapassa. A ativação de musculaturas estabilizadoras da coluna lombar, por exemplo, pode ser ainda mais aproveitada quando utilizá-la a instabilidade da fita de suspensão.

Quem trabalha com adultos de meia idade ou idosos consegue mais um benefício importante: maior flexibilidade e mobilidade. Através do uso do equipamento, esses indivíduos conseguem aumentar a amplitude de movimento de forma segura.

No agachamento, por exemplo, a fita serve de apoio e diminui o medo de queda. Muitos idosos ou pessoas com menor mobilidade têm medo de agachar mais profundo por falta de equilíbrio. Usando a fita esse medo desaparece e eles conseguem trabalhar melhor a mobilidade do quadril e tornozelos.

Quem pode praticar treino com fita de suspensão

Se você chegou até esse ponto do artigo já deve estar quase convencido a usar o treino com fita de suspensão. Mas nesse momento surge uma dúvida importante: será que esse tipo de atividade é adequada para meu aluno?

A pergunta é válida e importante. Qualquer profissional do movimento precisa considerar a segurança do aluno acima de qualquer coisa. Considerando que a fita de suspensão foi criada por um militar americano para garantir treinamentos intensos e funcionais, talvez ela não seja tão boa para alunos idosos, lesionados ou iniciantes.

É aí que você se engana! O treino com fita de suspensão é bom para todos. Inclusive idosos e alunos lesionados conseguem realizar os exercícios. A instabilidade não é um risco para esse público, mas sim um benefício.

Estudos mostram que usar um protocolo de treinamento com fita de suspensão ajuda idosos a melhorar sua independência e equilíbrio. O fortalecimento de Core proporcionado pelo equipamento auxilia nossos pacientes a sentirem melhora em dores lombares. O treino também melhora o equilíbrio e diminui a chance de quedas nos indivíduos da terceira idade.

Para conseguir utilizar a fita de suspensão de forma eficiente você precisa conhecer o equipamento. A fita proporciona opções para quem é mais avançado nas atividades físicas e para iniciantes ou pessoas com limitações. O mesmo exercício pode ser leve e simples de realizar ou extremamente difícil e intenso. Tudo depende da posição do usuário em relação à fita.

Exercícios

Gostou da ideia de utilizar o treino com fita de suspensão nas suas aulas? Vou te dar mais uma dica: existem diversos exercícios que podemos utilizar. Quer conhecer 30 exercícios completamente funcionais que podemos fazer com esse equipamentos? Confira essa sugestão de artigo:

Essa é uma pequena amostra de tudo que podemos fazer usando a fita de suspensão!

Quando adotar o treinamento suspenso?

Utilize o treino com fita de suspensão sempre que quiser! Os treinos conseguem beneficiar as habilidades do seu aluno em todos os sentidos, incluindo:

  • Condicionamento cardiorrespiratório;
  • Mobilidade;
  • Flexibilidade;
  • Força muscular.

Assim como outros tipos de atividade física, sua prática ajuda o aluno a prevenir doenças crônicas e problemas relacionados ao sedentarismo. Considerando que a atividade é bastante desafiadora e diferente, a motivação do indivíduo também melhora quando o treino é utilizado junto do funcional.

Quer aprender ainda mais sobre a fita de suspensão e o treinamento suspenso? Tenho a oportunidade ideal para você. Conheça o Suspension, da VOLL Pilates. Nesse curso você aprende a utilizar o Columpio, Columpio Wall e a fita de suspensão para deixar seus treinamentos mais eficientes e completos. São mais de 140 exercícios nesses equipamentos para você utilizar. Vai perder?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *