Posted in:

Por que e como ser um profissional atualizado

profissional atualizado capa

O aluno começa a treinar ou se reabilitar com você, mas em pouco tempo já perdeu seu entusiasmo. Eventualmente ele passa a deixar de frequentar as aulas e enfim desiste sem explicar o motivo. Mais tarde você descobre que ele começou a treinar com outro profissional. Quem nunca passou por isso?

Sabemos que vários fatores podem fazer um aluno desistir de nossas aulas, como falta de motivação, problemas de horários ou não identificar um resultado rápido. Isso é normal e nem sempre você consegue evitar. Mas algumas vezes a culpa é nossa por não nos mantermos atualizados na área.

Ninguém quer que alunos abandonem as aulas, isso sempre é um motivo de preocupação para nós. Mas as informações que vou te passar aqui te ajudarão a reter mais seu público além de atrair ainda mais pessoas.

Só por estar me acompanhando aqui no blog sei que você é um profissional empenhado e que quer sempre novidades sobre sua área de atuação. E também sei que está tentando se aprimorar pelo bem de seus alunos e pelo seu próprio.

Porque sei de tudo isso, resolvi preparar esse artigo especial com dicas para continuar atualizado e não perder espaço no mercado. Quer se destacar entre a concorrência? Então recomendo continuar a leitura.

Vantagens de ser um profissional atualizado

profissional atualizado vantagens

Se você jogar “profissional atualizado” no Google, vai encontrar muitos textos falando isso. Então por que eu precisaria vir aqui te falar isso? Todo mundo já falou sobre, né?

Na verdade, venho aqui porque nós somos profissionais diferenciados que trabalham com o corpo e o movimento para a cura. O bem-estar de nossos pacientes está em nossas mãos, portanto, não podemos nos dar ao luxo de falhar no trabalho.

E a atualização do conhecimento tem tudo a ver com trabalhar bem e oferecer os melhores resultados.

A fisioterapia e a educação física são áreas sempre em desenvolvimento. Um conhecimento adquirido hoje talvez não seja mais válido em 5 anos, quem sabe ele não é completamente alterado amanhã mesmo?

Ficar de olho no que existe de mais novo em questão de pesquisas e artigos é o único jeito de ter certeza que você está fazendo seu trabalho corretamente.

O resultado de se atualizar com frequência é um treino mais eficiente e capaz de atingir objetivos dos alunos. Sabe o que isso quer dizer? Que seus alunos serão mais fiéis, com menor probabilidade de abandonarem as aulas e maior probabilidade de te indicarem para conhecidos e amigos.

Ou seja, obter conhecimento o tempo todo só pode te trazer vantagens. Você será capaz de melhorar a satisfação do seu aluno, mas acima de tudo conseguirá trata-lo melhor e aumentar seu bem-estar através do movimento.

Calma, os benefícios não param por aí. Não precisamos ficar parados na nossa área de formação quando buscamos conhecimento.

Um fisioterapeuta tem muito a aprender com um educador físico e o contrário também se aplica. Também podemos buscar informações complementares de outras áreas e modalidades. Não é porque você trabalha com Treinamento Funcional que precisa ignorar tudo o que aparece sobre Pilates por aí.

Tudo servirá como um complemento na sua aula, você talvez até descubra uma maneira mais eficiente de trabalhar com aquele paciente complicado.

Se já te convenci se atualizar, então continue lendo o texto para descobrir mais maneiras para fazer isso.

O que leva alguém a parar no tempo

profissional atualizado parar no tempo

Usei essa expressão porque é exatamente isso que alguém que não investe em seu desenvolvimento faz: parar no tempo. Você pode ter feito a melhor graduação em fisioterapia ou educação física no país, mas se ficar alguns anos sem adquirir novos conhecimentos vai se tornar ultrapassado.

Nem é preciso tanto tempo, fique alguns meses sem conferir o que existe de novo nas pesquisas e talvez o mundo te ultrapasse. Sem contar as novas técnicas, modalidades e maneiras de ensinar que surgem.

Infelizmente tem quem pense que é muito ocupado para correr atrás de informação e conhecimento. Às vezes é uma questão financeira que impede o profissional de melhorar seu currículo, mas nenhum desses motivos é uma boa justificativa.

Se você está entre as pessoas que usam justificativas como essas para não se atualizar está na hora de repensar suas atitudes. O mundo pode te ultrapassar e você nem se dar conta disso, não deixe todo seu esforço ir para o lixo.

Como se atualizar?

Ok, já entendemos que ficar atualizado é tudo de bom tanto para o profissional quanto para os alunos. Mas como fazer isso? Será que só ler blogs da minha área é o suficiente?

Artigo, livros e outros conteúdos

profissional atualizado livros e artigos

Estou sempre procurando novas informações sobre fisioterapia, Pilates, Treinamento Funcional, e tudo que eu puder encontrar. Nessa busca sempre acabo em blogs, artigos e livros.

Certamente, essa é uma maneira bastante prática de obter conhecimento. Em primeiro lugar, conseguimos encontrar muita coisa gratuita na internet, inclusive aqui no blog. Isso já prova que se atualizar não é necessariamente um processo caro e demorado.

Você pode descobrir muita coisa durante uma viagem de 1h de ônibus só ao navegar por aí. Podemos consultar blogs especializados, artigos científicos, livros digitais e até vídeos. E isso para obter tanto informações teóricas quanto práticas.

Também conseguimos usar essas ferramentas digitais para tirar dúvidas e descobrir novas formas de treinar ou tratar os pacientes.

Se você é daquelas pessoas que nunca tem tempo para nada, mas ainda assim quer continuar obtendo conhecimento, aproveite as ferramentas à mão. Mas não se limite a elas, também podemos aprender muito fora da internet, você verá logo.

Cursos

profissional atualizado cursos

Fazer um curso geralmente implica num gasto de tempo e recursos que nem todo mundo quer ter. Mas isso é necessário, especialmente se sua intenção é ser algo mais que um profissional padrão. Quer se tornar referência na sua área e atender com qualidade? Então não esqueça de investir num curso de vez em quando.

Claro que é importante tomar cuidado com aquilo que se compra. Atualmente é muito fácil montar algumas aulas e vender como um curso de alta qualidade. Mas nem sempre isso é verdade e você talvez só descubra quando começar a fazer ou mais tarde, na hora de analisar os resultados que os conhecimentos tiveram em sua rotina.

Na hora de escolher que curso fazer leve algumas coisas em consideração. Em primeiro lugar: a empresa que organiza tudo é confiável? Para ter certeza vale a pena procurar em sites como Reclame Aqui e conferir as avaliações de seus produtos e outros cursos. O Facebook também é uma ótima fonte de informação a esse respeito.

O profissional responsável pelas aulas também importa bastante. É preciso ter certeza de que ele é alguém capacitado para falar sobre o assunto e com uma boa bagagem de conhecimento, além de didática para passar esse conhecimento para outros.

Também analise a relevância daquele conhecimento para sua vida. Infelizmente tempo e dinheiro não são infinitos e não podemos fazer todos os cursos que queremos. Então decidir qual é a prioridade te ajuda a evitar frustrações futuras.

Palestras e webinários

profissional atualizado palestras

Imagino que como alguém bastante antenado nas novidades você deve conhecer quem são os profissionais destaques na sua área. Felizmente existem muitos profissionais que gostam de compartilhar seus conhecimentos e podem fazer isso através de palestras e webinários.

Eu mesmo adoro fazer LIVES no Facebook para responder dúvidas e dar informações aos meus seguidores, e não sou o único. Mas, outra vez, não precisamos ficar presos às redes sociais. Tente conferir sempre se existe alguma palestra próxima a você para conseguir acompanhar atualidades da profissão e tirar dúvidas ao vivo.

Participar de palestras presenciais também é uma ótima maneira de fazer networking, entrar em contato com outros profissionais da área para trocar experiências, conhecimentos e oportunidades.

Quer algo melhor que tirar dúvidas com um profissional fera na sua área? Então comece a procurar quais são as próximas palestras próximas agora mesmo.

Eventos

profissional atualizado eventos

Os eventos também são uma experiência presencial incomparável. Eles te dão a oportunidade de interagir com outros profissionais, participar de workshops e palestras educativas e conhecer o que existe de melhor no seu campo de atuação.

Seu preço pode ser um pouco mais elevado que as outras sugestões que dei até agora, mas certamente vale a pena.

Similarmente aos cursos, devemos tomar bastante cuidado com o evento escolhido. Para que tudo ocorra como o esperado e você tenha uma ótima experiência a organização deve ser competente. Dê preferência a empresas que já realizaram outros eventos anteriormente, dessa maneira, já possuem conhecimento técnico para isso.

Também preste muita atenção aos palestrantes, temas e atividades abordados durante o acontecimento. Você quer algo enriquecedor para sua atuação, então não seria muito útil participar sobre um evento que abordasse assuntos desconexos.

Por fim, decida se você prefere participar de algo que contribua com workshops práticos ou informações teóricas. Ambos os tipos de conhecimento são enriquecedores e sua escolha depende do que quer aprender para passar para as aulas.

Mas como vou arranjar tempo para tudo isso?

O dia é corrido, precisamos dar aula, arrumar nossos espaços, cuidar da casa e talvez até da família e dos filhos. Parece que precisamos de um dia com 30 horas para conseguir fazer tudo que queremos.

Com uma rotina tão corrida assim como dá para alguém investir em cursos, eventos, palestras e conteúdo em geral?

Existem várias técnicas de gerenciamento do tempo que podem te ajudar a se organizar. A técnica Pomodoro e a Matriz G.U.T. são exemplos, mas mesmo que você não queira aderir a uma dessas técnicas existem meios de conseguir fazer um tempo sobrar para adquirir conhecimento.

O primeiro é atribuir prioridades às suas tarefas, especialmente aquelas que ocupam o tempo livre. Será que você realmente precisa passar 2h no Facebook olhando a timeline quando chega em casa? Talvez fosse melhor separar um pouco desse tempo para estudar.

Se você tentar priorizar suas atividades perceberá que muitas das coisas que fazemos não são necessárias ou não deveriam tomar todo o tempo que tomam.

Comece a adotar também o hábito de planejar suas atividades com antecedência. Assim você pode deixar alguns dias livres para a realização de cursos e eventos sem precisar prejudicar sua vida profissional.

Mas cursos e eventos são tão caros…

Quando o boleto para pagar aquele curso chegar no seu e-mail, quero que você pare de pensar nisso como um gasto. Olhe para ele e o veja como investimento em sua carreira e seu futuro.

O preço que foi pago na sua formação não é algo que deveria ser evitado, mas incentivado. É o valor da especialização e aperfeiçoamento. Se esse dinheiro for bem investido ele é o que fará com que os alunos te escolham não por ser perto de casa, nem por ter o preço mais camarada, mas sim por ser O MELHOR.

Não é isso que você está procurando?

Então comece agora mesmo a mudar sua maneira de pensar. Gasto desnecessário é aquele valor que você perde quando um aluno vai embora de suas aulas ou diz para um amigo que seu trabalho é ruim.

Especializar-se e aprimorar seus conhecimentos também é a chave para valorizarmos nossas profissões no mercado. Se você acha que é caro demais investir em si mesmo não pode reclamar quando os alunos chegam pedindo desconto ou reclamando que a aula está muito cara.

Quem quer benefícios precisa saber valorizar-se e criar motivos para que os outros (em especial o cliente) o valorizem.

Conclusão

Ser um profissional atualizado é a diferença entre o sucesso e o fracasso para muitos profissionais. Infelizmente alguns só perceberão a importância desse fator quando os alunos deixarem de procurar seu espaço e optarem por alguém com mais conhecimento e técnicas mais avançadas.

Mas isso não é motivo para desespero, existem diversas maneiras de continuar acompanhando as novidades da sua profissão. Sugiro sempre acompanhar colegas profissionais para compartilhar conhecimento, ler artigos online, buscar livros. Tudo isso ajuda.

Também precisamos investir em bons cursos de formação e atualização, aprender novas técnicas e complementar nosso trabalho. Nenhuma modalidade é excludente, basta que você tenha conhecimentos profundos o bastante para aplica-la em sua prática.

Já que você leu esse texto até o fim estou convencido de que é um profissional que se importa com seus clientes e quer sempre oferecer o melhor. O que acha de aproveitar para conferir meu curso MIT, Movimento Inteligente?

Ele utiliza uma mistura de modalidades como o Treinamento Funcional, Pilates e Terapia Manual combinados com a avaliação MIT para fornecer o melhor atendimento para o cliente. Quer mais informações sobre o curso? É só clicar nesse link e conferir.

Um Comentário

Deixe uma Resposta
  1. Muito bom o texto.Tenho clareza de que estar atualizando sempre é o melhor negócio. Sou grata ao grupo VOLL que está dando a maior força para mim é muitos outros colegas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *