Posted in:

4 passos básicos para preparar sua aula de Treinamento Funcional

passos para planejar sua aula de treinamento funcional

Sabe qual é o segredo para cativar o aluno e mantê-lo interessado no Treinamento Funcional? Talvez a resposta seja meio óbvia, mas o principal segredo está na aula que ofereceremos para ele. O grande problema é que muita gente tem dificuldades para preparar as aulas e deixá-las interessantes. O pior de tudo: muitos profissionais deixam para preparar em cima da hora ou até improvisam (um risco).

Quer oferecer ótimas aulas que eventualmente levarão a ótimos resultados? Gaste um pouquinho do seu tempo planejando, garanto que tudo melhorará. Para te ajudar no planejamento da aula de Treinamento Funcional separei 4 passos básicos. Eles serão a base do seu planejamento e, obviamente, talvez você precise fazer mais do que só esses 4 passos indicam. Para aprender tudo continue lendo e aproveite todas as informações do infográfico abaixo!

4 passos para preparar sua aula de Treinamento Funcional

4 passos para aula de treinamento funcional

1. Objetivo

Toda aula de Treinamento Funcional precisa de um objetivo para guiá-la. Podemos definir isso como aquilo que queremos melhorar no aluno com essa sessão. Eu quero que ele termine a aula com melhor mobilidade de ombro, mais flexibilidade ou mais força? Usarei alguns exercícios específicos para isso. Lembrando que esse objetivo não tira o caráter global da aula, somente a direciona. Você continua precisando de exercícios que trabalhem todo o corpo.

2. Ordem dos exercícios

Depois de decidir o que fazer decidiremos como fazer. Nessa etapa você escolhe quais exercícios usar para atingir o objetivo escolhido no primeiro passo e em qual ordem eles virão. A intenção é criar uma aula intensa, mas que todos os alunos consigam acompanhar. Uma dica é usar alguns exercícios mais leves intercalados com exercícios mais intensos, dando um pouquinho de tempo para os alunos mais iniciantes se recuperarem.

3. Alunos

Você tem algum protocolo de aula pronto que gosta de usar? Esqueça ele porque toda aula de Treinamento Funcional deve ser individualizada. Pense bem nos alunos com os quais você está trabalhando, crie uma aula que consiga atender suas necessidades individuais ou necessidades do grupo.

4. Aquecimento

Antes de terminar lembre-se de preparar um aquecimento que realmente ajude a preparar o corpo para a aula. Nada de usar um aquecimento levinho para uma aula intensa ou algo assim. Lembre-se do objetivos dessa etapa da aula, caso ele seja bem feito seus alunos terão menos dificuldades nos exercícios e um risco de lesão mínimo.

Conclusão

Uma preparação de aula bem-feita é o diferencial para uma aula mais ou menos e a aula perfeita que todos os alunos amam. Por isso vale a pena investir um tempo da semana para preparar suas aulas, especialmente se você quer garantir a satisfação de seus alunos. O que achou desses 4 passos básicos? Comece a segui-los hoje mesmo para perceber a diferença que fazem em uma aula de Treinamento Funcional.

Aproveite para ler meu artigo completo com 10 dicas para planejar sua aula, é só clicar no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *