Posted in:

12 Exercícios de Fortalecimento Muscular com a Fitball

Todos sabem que precisamos realizar o fortalecimento muscular do nosso aluno para prevenir lesões e garantir melhor desempenho no treinamento. Mesmo assim, muitos profissionais ainda sentem dificuldade na hora de escolher os exercícios. Temos aqui um grande problema: ainda temos a tendência de ver as estruturas musculares como isoladas.

O Treinamento Funcional é excelente porque oferece diversas maneiras de realizar o fortalecimento muscular sem precisar isolar grupos musculares. Assim como acontece na vida diária, conseguimos utilizar as musculaturas de maneira global e em conjunto. Quer aprender alguns exercícios que complementam muito bem sua aula? Separei 12 exemplos de fortalecimento muscular que te ajudarão.

Importância do Fortalecimento Muscular

A força muscular é uma característica funcional do corpo que depende de uma combinação de fatores, que incluem:

  • Fatores morfológicos;
  • Fatores neurológicos;
  • Arquitetura do músculo;
  • Rigidez musculoesquelética;
  • Recrutamento motor;
  • Sincronização entre unidades motoras;
  • Inibição neuromuscular;

Portanto, ver o fortalecimento muscular somente como treino de força isolado para um músculo é algo bastante simplista. Trabalhar o músculo de maneira isolada talvez consiga melhorar a força, mas não para os movimentos globais.

A força muscular é essencial para os movimentos cotidianos, prevenção de lesão e melhora no desempenho esportivo. Não importa o objetivo da sua aula de Treinamento Funcional, fortalecimento é uma parte importante.

Muitos profissionais ficam em dúvida na hora de trabalhar o fortalecimento muscular durante aulas de funcional. A maioria pensa que para ter um exercício global e realmente funcional precisamos nos manter nos tipos mais comuns de movimento. Então acabamos com vários tipos de agachamento, pranchas e abdominais nas aulas.

Na verdade, o funcional te dá amplas possibilidades para trabalhar o fortalecimento muscular. Hoje quero te mostrar como conseguimos fazer isso através de acessórios, mais especificamente, a fitball. Sabe aquela bola que você usa para aulas de Pilates? Ela te dá os meios perfeitos para realizar exercícios de fortalecimento.

Fortalecimento Muscular para Estabilização Articular

Antes de começar a falar dos exercícios, quero enfatizar a importância do fortalecimento muscular. Para isso, vamos lembrar de algo que é muito comum nos nossos alunos: as lesões articulares.

Muitas vezes elas acontecem por falta de estabilização e excesso de impacto sobre a estrutura lesionada. A estabilidade articular é algo que buscamos incessantemente em aula. Ela acontece através de meios dinâmicos e estáticos.

Quero começar falando da estabilização estática. Ela acontece através de tendões, cápsulas articulares, ligamentos e outros tipos de tecido. Infelizmente, essas estruturas raramente conseguem estabilizar completamente a articulação.

Para complementar a estabilização temos os músculos, que realizam a estabilização dinâmica. Muitas lesões acontecem porque musculaturas estabilizadoras estão fracas ou são mal ativadas.

Esse é só um exemplo da importância do fortalecimento muscular. Muitos dos nossos alunos só pensam no fortalecimento como algo estético, mas nós sabemos que vai muito além. Imagino que se você chegou até aqui já entendeu: não ignore o fortalecimento nas suas aulas de funcional.

Como Trabalhar Fortalecimento com o Funcional

Na hora de escolher exercícios para a aula de Treinamento Funcional precisamos lembrar que eles precisam ser funcionais, obviamente. Isso significa que os movimentos precisam ser transferíveis. O aluno deve treinar habilidades que consegue utilizar na sua vida diária.

Outro fator importante: o exercício precisa se encaixar perfeitamente com o restante da aula. Apesar de ser possível montar um treino somente para fortalecimento, isso te traz mais desafios. O funcional precisa trabalhar todas as habilidades do aluno, incluindo mobilidade, estabilidade e propriocepção.

Quer uma dica? Procure por exercícios globais que combinam habilidades. É exatamente isso que mostrarei nos exercícios desse artigo.

12 Exercícios de Fortalecimento Muscular

Já te avisei: os acessórios de Treinamento Funcional são seus maiores aliados para realizar o fortalecimento muscular. A Fitball é ótima para isso. Ela gera instabilidade no movimento, que incentiva seu aluno a trabalhar também estabilização articular e propriocepção.

Além disso, conseguimos incorporar outros acessórios para complementar a Fitball. Nos vídeos abaixo eu utilizo as toning balls e a faixa elástica. No Funcional também podemos utilizar kettlebells, halteres, fita de suspensão e muitos outros para complementar o fortalecimento.

Conclusão

Quer trabalhar o fortalecimento muscular no seu aluno sem precisar recorrer aos mesmos exercícios o tempo todo? Então aproveite todas as possibilidades que existem no Treinamento Funcional. Também lembre-se que devemos sempre tentar trabalhar com exercícios globais que combinem fortalecimento e outras habilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *