Posted in:

12 exercícios para tratamento e fortalecimento de ombro na fita de suspensão

Quando falo tratamento do ombro, estou me referindo ao tratamento usando exercícios funcionais para recuperar a mobilidade e amplitude de movimento. Esse tratamento pode ser aplicado para quase qualquer lesão e patologia do ombro, dependendo da gravidade e desenvolvimento da lesão. Para isso, é importante primeiro avaliar corretamente o aluno para conseguir realizar as adaptações necessárias no tratamento.

Antes de começarmos a ver exercícios, quero deixar algo bem claro: essas são sugestões que são úteis para boa parte dos pacientes com dores no ombro. Porém, talvez seu aluno ainda não esteja adaptado para usá-las.

O que devemos trabalhar no tratamento do ombro?

É importante saber avaliar quando um exercício é adequado ou não para o caso do nosso paciente. Se um movimento for prejudicial, tente adaptá-lo, facilitá-lo ou até usar acessórios que permitam a realização do movimento.

Agora que entendemos exatamente como usar esses exercícios, quero falar um pouquinho de patologias e lesões no ombro. Como quem já leu meu artigo completo sobre as lesões no ombro sabe, existem muitas.

O que podemos considerar como universal é nossa busca pela funcionalidade do ombro. Mesmo quem ainda não apresenta lesões precisa de um movimento harmônico e com ativação muscular correta. Já sabemos que o ombro é um complexo articular com tendência a instabilidade e facilidade de lesões. Portanto, sempre trabalhe com os exercícios funcionais em busca da funcionalidade.

Nesse artigo darei ênfase a exercícios usando a fita de suspensão. Quero mostrar algumas opções de fortalecimento para quem já passou da fase inicial do tratamento, ou seja, sem dor aguda, e também alongamentos que complementam sua aula.

Fortalecimento de bíceps

Um problema bastante comum em pacientes com dor no ombro é a tendinopatia do bíceps. Nesses casos, precisamos passar por uma primeira fase de tratamento cuidadosa para aliviar a dor completamente. Inicialmente, sequer chegamos perto do bíceps a não ser que seja para terapia manual e liberação miofascial.

Porém, com o avanço do tratamento nosso paciente deixa de sentir dor e precisa de exercícios de fortalecimento para garantir o funcionamento do músculo. É aí que entram os exercícios de específicos para bíceps.

Só quero lembrar aqui que seu aluno não precisa fazer exercícios extremamente difíceis ou avançados só porque está usando a fita de suspensão. No caso do movimento abaixo, é muito simples de facilitar o movimento. Basta aproximar os pés do praticante do ponto de ancoragem do equipamento.

Exercícios combinados para membros superiores e inferiores

Quem disse que no tratamento de ombro na fita de suspensão só podemos utilizar exercícios para ombro? Na verdade, essa ideia de tratamento localizado tem grandes chances de prejudicar todo o resultado.

O corpo é como um edifício que tem suas fundações e alicerce. Sem elas, os andares superiores sequer ficam em pé. O mesmo ocorre com o ombro. Para seu funcionamento adequado também precisamos de tornozelo, joelhos e quadril funcionando corretamente. Por isso, sempre sugiro aproveitar os movimentos funcionais para realizar exercícios combinados.

No caso abaixo mostro algumas opções de exercícios que combinam fortalecimento de membros superiores e inferiores. Novamente lembro que você deve adaptar a dificuldade dos exercícios de acordo com o nível do aluno.

Fortalecimento de Core

Como esquecer do Core na nossa reabilitação? Esse conjunto muscular é muito enfatizado no treinamento funcional por um ótimo motivo: ele precisa de ativação correta para que os movimentos de todo o corpo aconteçam. Isso inclui o ombro.

Aproveite os exercícios mostrados no vídeo abaixo para treinar propriocepção, ativação e fortalecimento de Core. Os alunos adoram, mas gostam ainda mais dos excelentes resultados para o ombro na fita de suspensão.

Alongamento de cadeia anterior

Muito cuidado com essas duas opções de alongamento. Elas não são recomendadas para pacientes com dor ou com uma lesão recente. Os iniciantes também não conseguirão realizá-lo corretamente, então é melhor fazer um bom preparatório antes.

Durante o movimento seu aluno realiza um alongamento bastante intenso de cadeia anterior, que melhora também a mobilidade. Mas ele só deve ser realizado quando já não existe dor e o ombro está fortalecimento. Caso a pessoa sinta dor ou desconforto pare imediatamente.

Conclusão

Os exercícios mostrados nesse artigo são opções ideais para quem já está mais avançado no tratamento de ombro ou para quem precisa de fortalecimento e mobilidade. Eles oferecem um trabalho intenso de musculaturas desse complexo, ajudando a mobilizar e estabilizar a região.

Quer aprender ainda mais exercícios na fita de suspensão? Confira o curso Suspension da VOLL Pilates. Nele você consegue aprender mais de 150 exercícios para fita de suspensão, além de muitos outros exercícios suspenso para Columpio e Columpio Wall. É o complemento que sua aula merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *