Posted in:

7 motivos para usar a fita de suspensão nas aulas de treinamento funcional a domicílio

fita de suspensão na aula de treinamento funcional a domicílio

Sabemos que a fita de suspensão é um equipamento completo para nossas aulas de treinamento funcional. Seus exercícios são globais, seguros e trabalham instabilidade, mas você sabia que ela também te ajuda muito nas aulas de treinamento funcional a domicílio?

Nesse artigo te darei 7 razões para começar a usar a fita de suspensão no atendimento a domicílio hoje mesmo. Continue lendo para descobrir cada um deles e entender ainda mais sobre esse equipamento.

1. É prática para transporte

Vamos ser sinceros, o transporte é nossa primeira preocupação quando o assunto é aula a domicílio. Você começa a pensar: “Será que aquela Fitball no porta malas do carro está segura? Eu consigo carregar todas minhas kettlebells de uma vez? Não é trabalho demais levar um step para a casa do aluno?”

Sei como é, muitas vezes queremos transportar nosso Studio inteiro para a casa da pessoa, o que dá muito trabalho e nos faz perder tempo. Além disso colocamos nossos acessórios em risco. Alguns deles podem ser danificados com a movimentação do veículo ou se não forem bem armazenados.

Quem trabalha de moto tem outro problema: como levar tudo que quer na casa do aluno num espaço mínimo?

Você consegue solucionar todas essas dificuldades ao usar a fita de suspensão. Por ser uma fita de náilon resistente dá até para dobrar e colocar dentro da mochila. Não precisamos de muito espaço para guardar, trabalho para enfiar no porta malas ou para descarregar o carro depois. É simples, prático e rápido.

2. Pode ser instalada em qualquer lugar

O criador da fita de suspensão precisa de um treino eficiente quando viajava com o exército americano. Quer dizer que ele não tinha acesso a academias tradicionais, equipamentos ou maneiras de fazer uma instalação complicada. Na verdade, ele tinha necessidades bem similares às nossas ao dar aulas de treinamento funcional a domicílio.

Por isso a fita de suspensão é a solução ideal. Ela pode ser instalada em praticamente qualquer lugar. Basta ter um ponto fixo seguro para se segurar. Algumas pessoas instalam até em portas ou janelas de casa.

Gosta de dar aulas ao ar livre? Já sei que você também vai gostar de usar esse equipamento. É muito fácil de instalar a fita nos equipamentos que já existem em praças e parques e deixar sua aula ainda mais completa. Assim você aproveita para variar um pouco no atendimento, deixar a sessão interessante e ainda oferecer um trabalho eficiente.

Só lembre-se de garantir que o ponto de ancoragem da fita de suspensão aguenta o peso do corpo. Como instrutores a segurança de nossos alunos está sempre em primeiro lugar.

Evite fazer ganchos improvisados que possam se soltar da parede ou de onde você os colocou. Escolha uma viga resistente ou algum lugar fixo, prenda sua fita de suspensão e teste você primeiro para ter certeza. Depois está liberado para o aluno se exercitar com toda tranquilidade.

3. Possui uma variedade enorme de exercícios

Já ouvi alguns instrutores falando que é impossível variar muito dando aulas de treinamento funcional a domicílio. A verdade é que existe um grande número de exercícios para realizar na casa do aluno, mesmo sem equipamentos ou acessórios. Mas se adicionar uma fita de suspensão à aula ela já fica incrivelmente variada.

No meu curso Suspension mostro 148 exercícios realizados com esse equipamento. Você realmente acha que isso é falta de variedade? O melhor de tudo é que todos são completamente funcionais, portanto cabem na sua aula.

Existem exercícios típicos do funcional que podemos adaptar sem grandes problemas para a fita como:

  • Afundo;
  • Agachamento;
  • Flexão;
  • Prancha.

Deu para entender que dá para fazer muitos exercícios com a fita, certo? Para realizar exercícios com a fita de suspensão basta suspender uma parte do corpo com as alças do equipamento. Assim você aumenta a instabilidade do exercício dificultando-o ou cria um ponto fixo para facilitar.

Minha dica para entender se o uso da fita facilita ou não o movimento é testar primeiro. Essa é a única maneira de entender como o aluno se sente ao realizar o exercício. Você também consegue melhorar muito sua explicação na hora da aula se souber como o corpo reage à posição.

4. Serve para aulas de todos os níveis

Cada aluno é diferente com necessidades e dificuldades individuais. Por isso, no treinamento funcional, procuramos preparar aulas que levem cada característica única da pessoa em consideração. Sem um treino individualizado o aluno dificilmente terá resultados tão eficientes. E onde entra a fita de suspensão em tudo isso?

É simples: conseguimos realizar exercícios que vão de níveis iniciantes a avançados nela. Dependendo do aluno você também consegue realizar adaptações para facilitar ou dificultar o exercício. Além de ser um ótimo equipamento para aulas em grupo, a fita de suspensão te ajuda a criar uma aula de treinamento funcional a domicílio individualizada.

Muitas vezes temos dificuldade para adaptar os exercícios quando estamos sem todos os equipamentos que tem no Studio. Por isso a fita de suspensão te ajuda a montar aulas que mesmo os alunos mais iniciantes conseguem acompanhar. Ela soluciona alguns dos problemas de quem precisa ir de um atendimento a outro e ainda dar uma sessão individualizada com poucos acessórios.

5. É fácil de mudar a intensidade do exercício

Graças aos princípios da fita de suspensão conseguimos mudar a intensidade e dificuldade do exercício sem precisar mudar muito o movimento. Esse tópico é um pouco complementar ao tópico anterior já que te ajuda a utilizar exercícios com alunos de vários níveis.

De acordo com a posição do corpo em relação ao ponto de ancoragem a intensidade do exercício aumenta. O motivo é simples: a posição do corpo vai ficando mais instável conforme se distancia do ponto de ancoragem. Assim, o exercício fica mais desafiador para o praticante.

Quando trabalhamos com alunos iniciantes devemos dar instruções para que eles diminuam a distância entre o corpo e o ponto fixo. Quanto menor for a intensidade do exercício mais fácil será para um iniciante fazê-lo. Conforme ele se acostumar com o equipamento a própria pessoa consegue fazer mudanças na dificuldade.

6. Realiza trabalhos de força e instabilidade ao mesmo tempo

Durante nossas aulas de treinamento funcional a domicílio sempre buscamos exercícios completos. Para isso queremos algo que trabalhe diversas musculaturas ao mesmo tempo através de padrões de movimento funcional. Além disso, também devemos trabalhar as diversas habilidades do corpo, como:

  • Propriocepção;
  • Equilíbrio;
  • Estabilidade;
  • Força;
  • Agilidade;
  • Outras.

A fita de suspensão é um equipamento que realiza exatamente isso. Ela combina instabilidade a trabalhos de força na proporção ideal para seu aluno. Sua aula ficará muito mais completa ao utilizar exercícios eficientes com a fita de suspensão.

7. É completamente funcional

Claro que numa aula de treinamento funcional precisamos de equipamentos que atendam aos princípios da modalidade. Felizmente a fita de suspensão é um deles, proporcionando um trabalho completo e com movimentos funcionais.

Ela também é ótima para fazer treino de propriocepção, equilíbrio e estabilidade de maneira segura. Podemos utilizar a fita de suspensão inclusive com idosos ou alunos em recuperação. Claro que para esses alunos precisaremos escolher exercícios com risco mínimo de quedas ou acidentes.

Conclusão

A fita de suspensão parece até feita para atender às necessidades de quem trabalha com atendimento a domicílio. Se você está entre os profissionais que querem complementar a aula utilizando esse equipamento lembre-se de conferir meu artigo com 30 exercícios para fita de suspensão, é só clicar no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *