Posted in:

Exercícios de Treinamento Funcional com acessórios (+ 1 série bônus)

treinamento funcional com acessórios

Já ouviu a seguinte descrição do Treinamento Funcional?

O Treinamento Funcional utiliza movimentos funcionais somente com o peso do corpo.

Não está necessariamente errado. Existem muitos exercícios que usam o peso do corpo e são importantíssimos para o TF. Alguns exemplos são o agachamento, a prancha, abdominais e o Burpee. Realmente, usamos muito tais movimentos, mas por que não complementar uma aula usando acessórios?

O uso de acessórios pode trazer muito para sua aula e seus alunos. Eles podem variar desde pesos até faixas de suspensão para intensificar o trabalho. Essa também é uma ótima maneira de aumentar ainda mais a variedade de exercícios que temos à disposição.

Se você está em busca de dicas de exercícios e acessórios para complementar sua aula de Treinamento Funcional veio ao lugar certo. Separei nesse artigo algumas dicas úteis e exercícios práticos do TF. Continue lendo para conferir tudo!

Por que usar o Treinamento Funcional com seus alunos?

treinamento funcional com acessórios

Antes de entrar na questão dos acessórios usados nessa modalidade, é bom compreender um pouquinho mais sobre o próprio Treinamento Funcional.

O Treinamento Funcional tornou-se uma modalidade extremamente popular. Atualmente quase todas academias investem em algum tipo de programa de TF, seja ele em aulas individuais ou em grupo para seus praticantes.

E o que pode explicar essa popularidade?

Sua eficiência é a mais importante explicação. Se você ainda não trabalha com Treinamento Funcional, mesmo que misturado a outra modalidade como o Pilates, sugiro que comece a pesquisa o tema agora.

Ele pode ser usado para emagrecimento, melhoria no desempenho de atletas e até para reabilitação de patologias, como expliquei em meu artigo sobre Treinamento Funcional Terapêutico.

Se você já trabalha com tal modalidade, então agora é a hora de se atualizar e ver maneiras de deixar sua aula ainda mais dinâmica.

O uso de acessórios no Treinamento Funcional

porque fazer treinamento funcional com acessórios

Durante uma aula dessa modalidade o instrutor busca atingir alguns objetivos com seu aluno. Esses objetivos não são os mesmos que motivam o aluno, mas sim necessidades do corpo que o movimento funcional deve recuperar. Eles são:

  • Resistência cardiovascular;
  • Força muscular;
  • Resistência muscular;
  • Flexibilidade;
  • Coordenação motora;
  • Equilíbrio.

Nem sempre exercícios que usam só o corpo são completamente eficientes para atingir todos os objetivos dentro de uma mesma aula. Lembrando que existe uma necessidade de manter a sessão dinâmica para que os alunos não fiquem entediados e desistam do TF.

Nesses casos adotamos acessórios que auxiliam a realizar movimentos funcionais que auxiliarão o aluno a melhorar seu corpo.

Outra vantagem do uso de acessórios está no interesse que eles adicionam à aula. Por que fazer agachamentos toda aula se eu posso dar agachamento com kettlebells em uma, na fita de suspensão em outra e com halteres em outra?

Alguns outros acessórios ajudam a adicionar carga ao exercício e torna-lo mais desafiador para alunos avançados.

A única coisa que precisamos ter em mente é que todo o exercício usado numa aula de Treinamento Funcional deve ter objetivos funcionais. Contanto que eles obedeçam esse critério podemos usar o acessório que quisermos.

Acessórios mais comuns

Alguns acessórios se tornaram tão comuns nas aulas de Treinamento Funcional que ficou até difícil encontrar imagens na internet que não envolvam eles. Entenda um pouco mais de alguns.

Fita de suspensão

fita de suspensão treinamento funcional com acessórios

Quem nunca fez um treino em suspensão na vida não faz ideia do que está perdendo. As fitas de suspensão são um ótimo equipamento para complementar sua aula.

Elas são fitas de náilon resistente penduradas numa base fixa e com um par de alças para apoio nas pontas. Dê uma olhada nas imagens que encontramos delas por aí, seu estilo simples, mas eficiente parece muito moderno, certo?

Errado! A ideia de usar a suspensão para treinar o corpo não é nem um pouco nova. Artistas circenses e acrobatas usam esse princípio desde praticamente sempre. E o próprio criador da fita de suspensão, o ex-militar Randy Henrick, utilizou materiais simples que tinha à mão.

Atualmente as fitas de suspensão são usadas no Treinamento Funcional como uma maneira de dificultar o exercício adicionando um fator de instabilidade e resistência ao movimento. Dá para utiliza-las para fazer uma variedade de movimentos como pranchas, agachamento, flexões de cotovelo, etc.

Se você estava procurando um equipamento fácil de instalar, portátil (dá para usar em qualquer espaço, mesmo que pequeno) e muito útil essa é uma ótima sugestão. Quer ideias de exercícios para se inspirar? Confira minha seleção de 13 exercícios na fita de suspensão abaixo.

Escada de agilidade

Quer um acessório que ajude a treinar tanto a agilidade quanto a coordenação motora de seus alunos? Dê uma conferida na escada de agilidade.

Ela é um acessório bem comum nos espaços de Treinamento Funcional e consiste numa “escada” colocada no chão para realizar os movimentos. Assim como boa parte dos acessórios usadas na modalidade, ela não é exclusiva do TF e já era usada antes por preparadores físicos para atletas.

A escada de agilidade incentiva a criatividade do instrutor ao máximo. É possível fazer diversos trabalhos nela, desde corrida com elevação dos joelhos até saltos. Ela também é um elemento bastante lúdico para nossos alunos já que sua aparência lembra bastante a amarelinha, velha conhecida de infância.

Medicine ball

treinamento funcional com acessórios medicine ball

Não é porque esse acessório tem ball no nome que tem alguma relação com as bolas normalmente usadas em esportes como futebol e vôlei. Na verdade, ela é uma maneira de adicionar carga aos exercícios.

A bola pode ser feita de vários materiais como náilon e borracha. Na hora de escolher a medicineball ideal para você recomendo pensar além do preço, lembrando da durabilidade do acessório.

Como a medicine ball vem em vários pesos ela é ideal para usar com seus alunos iniciantes e também seus alunos mais avançados. Basta utilizar cargas mais leves para os que têm menos experiência.

Confira algumas dicas de exercícios com o acessório nas imagens abaixo.

Agachamento com Medicine Ball

agachamento com medicine ball

Flexão com Medicine Ball

flexão com medicine ball

Banda Elástica

Você que me acompanha aqui no blog e nas redes sociais sabe que uso bastante a banda elástica no meu dia-a-dia tanto no Treinamento Funcional quanto em processos de reabilitação. Ela possui diversas vantagens como:

  • Portátil: a banda elástica é uma fita de silicone resistente que pode ser dobrada e guardada em qualquer lugar. Você pode levar com você numa bolsa para o atendimento a domicílio ou deixar numa gaveta em seu Studio.
  • Adiciona carga: quem faz atendimentos fora do Studio provavelmente encontra dificuldades para fazer exercícios com carga. A banda elástica vem em diferentes níveis de resistência e pode ser a maneira mais fácil de adicionar carga ao exercício.
  • Fáceis de manusear: tudo que você precisa fazer para usar uma faixa dessas é segurar ou amarrar em algum ponto fixo.

A banda elástica é um ótimo acessório para ter em seu Studio, academia ou qualquer outro espaço. Além de todas as vantagens mencionadas, dá para fazer uma infinidade de exercícios com ela.

Tem dúvidas disso? Confere aí embaixo o circuito de Treinamento Funcional que eu montei somente usando a banda elástica e exercícios do funcional.

Miniband

O Miniband também é uma faixa elástica, mas difere da banda elástica em seu formato, que é circular.

Seu objetivo também é o de adicionar resistência aos exercícios, forçando o corpo a fazer mais esforço em alguns movimentos. Ele pode ser usado em diversas situações, inclusive em exercícios para reabilitação.

Sua grande vantagem também está na portabilidade. Como o Miniband é pequeno e pode ser dobrado à vontade conseguimos carregar onde quisermos e é ideal para atendimento à domicílio. Ele pode até ser uma opção para você que viaja muito e não quer deixar de treinar.

Durante o treino usamos o Miniband especialmente em membros inferiores como pés, pernas e coxas. Ao colocar o acessório ao redor dos tornozelos, por exemplo, o aluno terá de fazer mais força para separa-los e o mesmo acontece com coxas e outros membros.

Utilizo muito o Miniband em meus vídeos e você pode conferir algumas dicas de exercícios com esse acessório abaixo.

Flexão de quadril com Miniband

flexão de quadril com miniband

Prancha dinâmica com Miniband

prancha dinâmica com miniband

Foam Roller

O Foam Roller pode ser utilizado tanto para fazer exercícios durante a aula quanto para alongamento e liberação miofascial. Esse rolinho (que pode ser longo ou pequeno) é bastante versátil e serve para auxiliar seus alunos em diversas situações.

Quando usado para liberação miofascial, ele ajuda a liberar pontos gatilhos ao exercer pressão sobre o músculo. É algo similar a uma massagem que faz com que a tensão muscular seja liberada. Ele é bastante útil para atletas ou seu paciente com dores que precisa de um alívio antes de começar o treino.

Mas cuidado, um paciente com dor aguda por sentir muita dor durante a liberação do ponto. Nesses casos o ideal é respeitar o aluno e fazer o trabalho da maneira mais leve e confortável para ele possível.

Ele também serve de base para exercícios e alongamentos. Você pode conferir algumas maneiras de utilizar o Foam Roller no vídeo abaixo.

Fitball

Quem disse que a Fitball só pode ser usada no Pilates? Ela nos ajuda a realizar exercícios mesmo no Treinamento Funcional e é um ótimo acessório para complementar a aula.

Podemos utilizar esse acessório para trabalhar o equilíbrio e a propriocepção do aluno, que ao apoiar-se nela precisa manter-se na postura correta para a realização do movimento. Como você já sabe, essas são duas características funcionais do corpo que os exercícios do Treinamento Funcional devem atingir.

Por ser uma base instável os movimentos realizados na Fitball também apresentam um desafio interessante para o aluno sem oferecer qualquer perigo ou insegurança. Dê uma olhadinha nessa seleção de exercícios na Fitball para entender melhor.


Podemos até combinar a Fitball com outros acessórios como halteres. A fita de suspensão também pode ser utilizada com esse acessório, como mostro no vídeo abaixo.

Halteres, Kettlebells e caneleiras

Os acessórios dos quais vamos falar agora são basicamente usados para adicionar carga ao movimento.

Eles podem ser usados tanto para dificultar quanto para facilitar o exercício. Peguemos o exemplo de um aluno que apresenta dificuldades para fazer um agachamento. Ele não consegue agachar sem perder o equilíbrio, então podemos usar um kettlebell com uma carga leva, que ajuda o aluno a realizar o movimento da maneira correta.

Agora vamos a outro exemplo. Você está passando um exercício que envolve salto para seu aluno e ele é um pouquinho mais avançado, pode achar fácil. Podemos usar um par de caneleiras nas pernas para dificultar.

Outros materiais que ajudam na sua aula

Falamos de vários acessórios que ajudam a adaptar, dificultar e facilitar exercícios e todos eles podem ter ajudar muito. Mas existem alguns materiais que não podem faltar numa boa aula de Treinamento Funcional.

Colchonetes ou Tatame

Muitos dos exercícios do Treinamento Funcional são feitos no solo e o ideal é que seu aluno não fique em contato direto com o chão. Ter uma superfície mais macia para realizar os movimentos ajuda a evitar machucados desnecessários e até na higiene do lugar.

Por esse motivo, ter um espaço coberto por placas de Tatame ou alguns colchonetes guardados é essencial para seu Studio. Outra opção é utilizar Mats, como os usados no Pilates, como base.

Bastão(h3)

O bastão serve para diversos exercícios e também como apoio para o aluno. Ter um (ou alguns) desses é uma maneira fácil de variar um movimento que fazemos na rotina.

Peguemos o agachamento como exemplo, você pode pedir que o aluno segure o bastão com os braços esticados acima da cabeça para incluir um trabalho diferenciado nesse exercício.

Cordas de pular

Um pouco de exercício aeróbico sempre faz bem, não? Usar algum desses exercícios é ótimo para uma aula de Treinamento Funcional, mas nem todo mundo tem espaço para ter equipamentos como esteiras ou bicicletas.

Claro que existe a opção dos polichinelos, corrida e saltos, mas também podemos optar por pular corda. Esse é um ótimo exercício aeróbico e também tem um certo elemento lúdico. Só garanta que existem cordas o suficiente para todos os alunos antes de colocar todos para pular.

Série bônus

Mesmo vendo todos esses acessórios você continua sem ideia para montar uma aula de Treinamento Funcional? Confira a série de exercícios que montei abaixo usando acessórios.

Conclusão

treinamento funcional com acessórios conclusão

Ter um grande repertório de exercícios é uma maneira de manter os alunos entretidos e a ameaça do tédio bem longe. Os acessórios do Treinamento Funcional são uma ótima maneira de fazer isso.

Vimos nesse artigo algumas dicas de utilização de diversos acessórios, aproveite para incrementar sua aula com movimentos funcionais e eficientes.

Quer continuar me acompanhando e recebendo atualizações do blog? Então se inscreva na LISTA VIP para receber novos conteúdos toda semana.

13 Comentários

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *