Posted in:

4 exercícios preparatórios para levantamento olímpico obrigatórios no funcional

exercícios de preparatório para levantamento olímpico

Quem ama Crossfit conhece muito bem o levantamento olímpico. Existem motivos para esse exercício ser tão utilizado: ele é eficiente, utiliza o corpo de maneira global e fortalece diversos grupos musculares. Mas temos uma ideia bem errada dele: muitos pensam que o levantamento olímpico é exclusivo de atletas. Vou desmistificar essa ideia, todos podem realizá-lo contanto que estejam prontos para isso. Para que seu aluno consiga realizar esse exercício te trouxe uma série de preparatório para levantamento olímpico.

É exatamente esse o objetivo dos exercícios preparatórios em nossas aulas. Eles auxiliam o corpo a se preparar para o movimento, garantem sua segurança e melhoram o desempenho. Mesmo idosos e pessoas com pouco treinamento são capazes de realizar esse exercício. É inclusive importante lembrar que o levantamento olímpico é um movimento completamente funcional e se encaixa perfeitamente nas suas aulas.

Realizando o levantamento olímpico com segurança

Para realizar qualquer exercício mais complexo com segurança precisamos preparar o corpo. Isso quer dizer trabalhar algumas habilidades, como:

  • Mobilidade e estabilidade articulação;
  • Ativação de Core;
  • Ativação de glúteo e músculos de base.

Os principais problemas que encontraremos da primeira vez que alguém realiza um levantamento olímpico estão na postura. Isso acontece devido a despreparação do corpo, fraqueza de músculos de base e falta de estabilidade e mobilidade. Por isso o preparatório para levantamento olímpico é tão importante.

4 exercícios de preparatório para levantamento olímpico

A seguir aprenderemos uma série de exercícios que servem de preparatório para levantamento olímpico. Ao usá-los você conseguirá aplicar esse exercício a praticamente qualquer aluno com completa segurança. Vamos lá?

Benefícios do levantamento olímpico

Agora que nossos alunos já podem praticar esse exercício sem medo chegou a hora de entender porque o levantamento olímpico é tão usado. Ele é um trabalho tanto de força quanto de potência. O levantamento olímpico pode ser usado em duas variações: o arranco e o arremesso. Os dois também ajudam a desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório do praticante e seus padrões de movimentos funcionais.

O exercício de levantamento olímpico te ajuda a introduzir um exercício completo e que trabalha grandes grupos musculares do corpo. Ele é uma combinação de movimentos importante para sua aula e para o corpo do seu aluno. Além disso, o aluno com certeza ficará satisfeito ao realizar o levantamento cada vez com maior carga. Tome cuidado com a carga, ela só deve ser evoluída quando a pessoa estiver com a postura e movimentos completamente perfeitos!

Conclusão

Nas aulas de Treinamento Funcional sempre estamos em busca de movimentos completos e eficientes. Uma boa dica é usar o levantamento olímpico, mas será que nosso aluno está preparado? Se você começar a usar esses exercícios preparatórios para levantamento olímpico tenho certeza que sim!

A preparação do movimento é uma parte essencial de qualquer aula de Treinamento Funcional. Comece a usá-la para garantir que seus alunos estarão seguros ao executar o exercício e também para melhorar seu rendimento em aula. Você pode conferir mais dicas sobre exercícios preparatórios no meu artigo completo sobre preparação de aulas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *