Posted in:

Exercícios para membros superiores e Core na fita de suspensão

exercícios para membros superiores na fita de suspensão

 

Fale para seu aluno que quer ficar monstro preparar os braços porque temos ótimos exercícios para membros superiores nesse artigo. Brincadeiras à parte, nós sempre lembramos muito dos membros superiores no Treinamento Funcional. Ou pelo menos lembramos quando eles são alvo de dores ou lesões.

Mas é sempre importante lembrar que trabalhar membros superiores é essencial para prevenir lesões. Considerando como as lesões no ombro são bastante comuns, seja em atletas ou pessoas normais, investir em prevenção é sempre interessante.

Já que nosso objetivo com o Treinamento Funcional é a prevenção, também relembraremos algumas características dos membros superiores. Falarei especialmente do ombro, mas saiba que esses exercícios te ajudarão a prevenir lesões em todos os membros superiores.

Biomecânica dos membros superiores

Existe um motivo para falarmos em especial sobre o ombro. Esse é um complexo de articulações que possui uma das maiores liberdades de movimento. É exatamente por isso que o ombro está sujeito a um grande número de lesões e patologias de ombro.

O complexo do ombro é formado por cinco articulações, que são:

  • Escapulotorácica;
  • Acromioclavicular;
  • Esternoclavicular;
  • Subdeltoidea;
  • Escapuloumeral.

Todas essas articulações precisam estar em sincronia perfeita para que os movimentos ocorram de maneira funcional. Quando encontramos um desequilíbrio no ritmo das articulações do ombro teremos um indivíduo propenso a lesões e patologias.

Para manter o movimento equilibrado de todas as estruturas do ombro precisaremos trabalhar e muito com fortalecimento. Só tome cuidado com musculaturas tensas, que muitos confundem com musculaturas fortes.

É comum encontrarmos alunos com musculaturas dos ombros tensionadas, especialmente alunos com algum desvio postural. Preste muita atenção na posição dos ombros durante os exercícios. Se o aluno os mantém em rotação interna ou “levantados” é provável que esteja com alguma tensão. Nesse caso você precisará orientá-lo, descobrir a origem da tensão e liberá-la.

Prevenção de lesões em membros superiores

Como dá para perceber muito bem em clínicas de fisioterapia e Studios de Pilates, lesões no ombro são bastante comuns. Essas lesões podem acontecer devido a traumas como quedas ou pancadas, mas também é comum que ocorrem por desequilíbrios nas estruturas do ombro.

Quando falo em desequilíbrios, estou querendo dizer:

  • Fraquezas musculares;
  • Tensões musculares;
  • Rigidez articular;
  • Desequilíbrios em regiões relacionadas ao ombro.

Ou seja, seu aluno pode estar com musculaturas estabilizadoras de ombro fracas. Esse seria o caso de um aluno com musculaturas do manguito rotador enfraquecidas, o que poderia causar uma lesão eventualmente.

Mas esse aluno também pode estar com uma musculatura tensionada ou com pouca mobilidade no ombro. E outras regiões também podem influenciar a região. Um bom exemplo é a coluna torácica que, quando apresenta rigidez, gera compensações importantes no ombro.

Precisamos relembrar tudo isso para conseguirmos realizar um bom trabalho preventivo. Durante as aulas de Treinamento Funcional deveremos trabalhar com fortalecimento, alongamentos e ganho de mobilidade.

Também deveremos identificar outros desequilíbrios relacionados ao ombro durante a avaliação. Outro fator importante a observar é o esporte praticado pelo aluno.

Se ele é um tenista estará em risco de sofrer lesões atraumáticas, especialmente tendinites e outras inflamações. Já um praticante de artes marciais terá lesões mais relacionadas a traumas, especialmente em lutas com maior impacto como muay thai.

“Mas eu trabalho com alunos que só praticam o funcional, Keyner.”

Nesse caso, preste muita atenção no trabalho e hábitos diários do seu aluno. Ele trabalha num escritório e fica boa parte do dia sentado? Ou ele trabalha com movimentos repetitivos, levanta peso com frequência e afins? Bem, leve tudo em consideração. Alguém que passa muito tempo sentado tem maior probabilidade de desenvolver desequilíbrios posturais. Esse tipo de aluno também costuma desenvolver maior rigidez na região torácica.

Fortalecimento de ombro

Durante o trabalho de prevenção de lesões, o fortalecimento merece uma atenção especial. Precisaremos trabalhar com eficiência todos os músculos do ombro, porém com ênfase no manguito rotador. É extremamente comum encontrarmos alunos com lesões que aconteceram devido a um manguito enfraquecido.

Separei aqui alguns exercícios bastante eficientes na fita de suspensão. Esses exercícios também são ótimos para trabalhar e fortalecer o Core, prevenindo dores e lesões na coluna.

Conclusão

Os membros superiores sofrem com diversas lesões e patologias em nossos alunos. Para garantir que eles conseguirão continuar suas vidas diárias sem se preocupar com esse tipo de problema devemos utilizar exercícios de fortalecimento eficientes. Esses exercícios serão ainda melhores se trabalhados de maneira global.

É exatamente por isso que selecionei alguns exercícios que trabalham membros superiores juntamente a fortalecimento e ativação de Core. Para complementar tudo isso, os movimentos são realizados na fita de suspensão, um ótimo acessório para trabalhar equilíbrio e fortalecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *