Posted in:

5 exercícios para hérnia de disco lombar que você precisa conhecer

exercícios para hérnia de disco lombar

 

Dor e hérnia de disco lombar

Antes de começar a discutir os exercícios em si, gostaria de lembrar um pouco sobre a dor na hérnia de disco. Esse costuma ser o motivo que levou nossos pacientes ao médico e ao diagnóstico, mas a verdade é que nem toda hérnia causa dor. Existem muitos pacientes que são completamente assintomáticos e poderiam viver muito bem sem saber a hérnia.

Os principais causadores da dor são: desequilíbrios musculares, fatores psicológicos e fatores externos à hérnia. Meu aluno pode estar sentindo dor porque além da hérnia de disco lombar está com algum desequilíbrio que afete a região. Ele talvez desenvolva a dor devido a outras patologias ou até uma dor psicológica.

Vou explicar rapidamente essa dor psicológica antes de prosseguirmos. Talvez esse seu paciente com hérnia tenha sentido uma dor aguda na coluna lombar ao abaixar para pegar algo do chão. E nem sempre essa dor foi causada pela hérnia, mas aconteceu. Devido a isso ele desenvolve um medo de realizar o mesmo movimento esperando que a dor apareça.

Se ele souber sobre sua hérnia de disco lombar a situação piora. Isso porque ele espera sentir a dor, e acaba sentindo mesmo. Também temos muitos problemas com alunos que ficam imóveis por muito tempo, inclusive por recomendação médica.

Quando tratamos a hérnia de disco lombar?

A hérnia de disco pode receber diversos tipos de tratamento dependendo do caso. Nós temos foco em tratamentos conservadores. Eles são usados quando a hérnia é reversível ou pode ser aliviada através do tratamento.

Existem sim situações onde a cirurgia é obrigatória, porém boa parte deles pode ser tratado com fisioterapia, Pilates, Funcional e afins. Também podemos usar técnicas como crioterapia, alívio da dor através do calor, acupuntura, terapia manual e massagens como aliados no tratamento.

Em casos de tratamento cirúrgico os tratamentos conservadores também têm papel importante. Eles estão relacionados à reabilitação do paciente e volta às atividades da vida diária. No período pós-cirúrgico precisamos ajudar o aluno a recuperar seus movimentos funcionais e a perder o medo de se mover.

5 exercícios para hérnia de disco lombar

Só lembrando: esses exercícios não são exclusivos para hérnia de disco lombar. Eles também podem ser usados para pacientes com dor lombar e outros incômodos na coluna, além de ajudar no fortalecimento de Core de alunos com dor.

Conclusão

A hérnia de disco lombar é um incômodo enorme para muitos alunos. Eles sentem dor, que pode ou não estar relacionada à hérnia, e também limitações de movimentos. Através de técnicas como Pilates e fisioterapia podemos reabilitar nossos alunos e prepará-los para se mover no dia-a-dia.

Por isso, sugeri nesse artigo 5 exercícios que te serão muito úteis no tratamento desses pacientes. Claro que essa é só uma sugestão, você precisará avaliar seu aluno de cuidado antes de aplicar os exercícios. A avaliação nunca pode ser dispensada e ela está diretamente relacionada com o sucesso do seu trabalho.

Quer conhecer mais sobre as patologias que afetam a coluna lombar? Confira meu e-book completo com exercícios e informações teóricas. É só clicar no link e baixar gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *