Posted in:

30 exercícios de Treinamento Funcional na fita de suspensão

exercícios na fita de suspensão

Um equipamento fácil de instalar, prático e serve para realizar uma variedade de exercícios soa como algo caro. Se preço não for o problema, deve ser difícil de encontrar. Mas garanto para você que esse equipamento é algo simples e com um ótimo custo benefício. Então, está pronto para aprender alguns exercícios na fita de suspensão?

O treino em suspensão está ganhando popularidade entre os praticantes de atividade física. Portanto se você ainda não começou a investir nele, essa é uma boa ideia para oferecer novidades para seus alunos.

Ok, você já tem a fita e ela inclusive está pendurada e pronta para uso. De que isso adianta se você não tem exercícios para fazer nela? Meu aviso aqui é: são muitos exercícios e variações, você pode usar e abusar da criatividade com a fita de suspensão.

Quero te ajudar a oferecer exercícios estimulantes e eficientes para seus alunos. Por esse motivo separei 30 exercícios de Treinamento Funcional na fita de suspensão. Vamos conferir?

Princípios do treino em suspensão

princípios fita de suspensão

O treino suspenso nada mais é que exercícios realizados com membros superiores ou inferiores suspensos por uma fita. Ele aproveita o peso do corpo como resistência e a instabilidade gerada pela suspensão.

Para que o treino seja eficiente, a fita de suspensão se baseia em três princípios:

  • vetor de resistência;
  • pêndulo;
  • estabilidade.

Tais princípios nos ajudam a variar a intensidade do treino com ajustes simples na fita. Tudo depende do ângulo entre o solo e quem realiza o movimento (vetor de resistência).

Também é possível aumentar a resistência levando em consideração a posição do corpo e do ponto de ancoragem (pêndulo).

Por fim, conseguimos aumentar a instabilidade de acordo com o tamanho da base de apoio (instabilidade).

Tais princípios criam a possibilidade de ministrar um treinamento completamente funcional de níveis de intensidade variados. Não é porque conseguimos dificultar exercícios através do uso da fita de suspensão que os movimentos serão necessariamente avançados. Todos seus alunos podem usar esse equipamento.

Por que usar a fita de suspensão no Treinamento Funcional?

exercícios na fita de suspensão treinamento funcional

Para que um movimento seja considerado funcional ele precisa obedecer a alguns critérios. O mais importante dele é melhorar a capacidade funcional do indivíduo. Nossos alunos devem ser capazes de fazer movimentos cotidianos com segurança.

Durante uma aula de TF devemos fornecer exercícios que recuperem necessidades do corpo como estabilidade, equilíbrio e mobilidade.

O estilo de vida sedentário de nossos alunos muitas vezes leva à diminuição dos movimentos funcionais. Portanto, recupera-los é uma maneira de prevenir patologias, lesões e dores futuras.

Por isso podemos afirmar que a fita de suspensão é uma ótima ferramenta para aulas de Treinamento Funcional. Suas características permitem o uso de exercícios que fortalecem musculaturas aliados. Além disso, ela melhora o equilíbrio e com exercícios realizados nos três planos e eixos de movimento do corpo humano.

Fita de suspensão para alunos avançados

exercícios na fita de suspensão alunos avançados

Como mencionei anteriormente, a fita de suspensão não é algo que só pode ser utilizado com alunos com preparação prévia. Existem possibilidades de facilitar ou dificultar seus exercícios conforme a necessidade de cada um.

Mas ela também ajuda muito na hora de trabalhar com atletas e alunos avançados. Como essas pessoas já possuem uma boa capacidade física, alguns exercícios talvez sejam muito fáceis para eles. E o uso da fita de suspensão adiciona um fator de instabilidade gerando uma dificuldade maior.

No caso dos atletas, o treino suspenso é bastante exigente em questões como coordenação motora, força e flexibilidade. Os movimentos realizados no equipamento envolvem diversas articulações e geralmente são realizados em todos os planos. Assim, exigimos mais do sistema nervoso que consegue aprimorar sua coordenação.

Os exercícios na fita de suspensão também melhoram o equilíbrio, podendo contribuir muito para o desempenho de atletas de variadas modalidades.

Fita de suspensão para fortalecimento do CORE

exercícios na fita de suspensão core

Ao trabalhar com Treinamento Funcional o profissional dá grande importância à função do CORE no movimento. Por estar localizado no centro de gravidade do corpo, esse conjunto de musculaturas pode ser considerado a origem do movimento.

Ele também tem função de estabilizar a coluna, sendo que um CORE enfraquecido pode ser a origem ou contribuir para problemas posturais. Ao mesmo tempo, um aluno com CORE forte consegue manter uma postura correta mais facilmente e está menos propenso a sofrer lesões enquanto se exercita.

O uso da fita de suspensão altera o centro de gravidade do corpo e gera instabilidade. Assim o aluno é forçado a ativar a musculatura do CORE, caso contrário não será capaz de realizar o exercício com o equilíbrio necessário.

Trabalho unilateral suspenso

No Treinamento Funcional existe a possibilidade de usar exercícios bilaterais ou unilaterais. Para escolher qual é o melhor devemos levar em consideração o objetivo da aula e as características do aluno.

Muitos treinadores escolhem um exercício unilateral quando existem discrepâncias entre a capacidade das musculaturas de cada lado. Ao usar o treinamento suspenso conseguimos realizar exercícios na fita de suspensão unilaterais sem problemas e com um adicional de instabilidade que ajuda o corpo a se desenvolver.

Aulas em grupo com fitas de suspensão

exercícios na fita de suspensão em grupo

A fita de suspensão pode ser um equipamento de uso individual, mas ela pode gerar ótimas aulas em grupo contanto que você tenha fitas o suficiente para todos os alunos.

Uma aula em grupo é motivadora e também uma maneira de incentivar aqueles alunos com menos entusiasmo para praticar exercícios físicos. Se combinarmos esse fator com a motivação que realizar exercícios diferentes como os suspensos, nosso cliente terá uma satisfação mais alta.

Fita de suspensão em outras modalidades

A fita de suspensão não está restrita ao Treinamento Funcional, pelo contrário, ela pode ser usada em outros tipos de atividade. O Pilates, por exemplo, pode aproveita-la para exercícios na fita de suspensão que exigem maior instabilidade.

Podemos adaptar exercícios de modalidades como o Pilates para a fita, ou utilizar os exercícios de Treinamento Funcional como complemento nas aulas.

A fita de suspensão também tem muito a contribuir para a reabilitação e pode interessar muitos fisioterapeutas por oferecer uma opção para fazer exercícios com pouco impacto nas articulações.

30 Exercícios na fita de suspensão

A fita de suspensão te dá a possibilidade de criar inúmeras adaptações de exercícios com o adicional da instabilidade gerado pela suspensão. Conseguimos fazer alguns exercícios tradicionais do Treinamento Funcional como agachamento e flexões assim como suas variações.

Confira 30 exercícios na fita de suspensão que separei exclusivamente para você. Lembrando que na hora de aplica-los na aula você deve levar em consideração o nível do aluno e quais são suas dificuldades. Algumas pessoas talvez precisem de uma preparação física para terem a mobilidade e flexibilidade necessária para realizar o movimento.

Conclusão

Todo mundo quer deixar a aula mais dinâmica, afinal de contas, queremos sempre trazer novidades e coisas diferentes para motivar nossos alunos. Porém, precisamos fazer isso com cuidado para não escapar ao objetivo da aula e trabalhar sempre movimentos funcionais.

Por isso a fita de suspensão é uma maneira tão boa de inovar nos exercícios e criar um desafio em aula. Os movimentos realizados nela atendem às necessidades do Treinamento Funcional e contribuem para uma boa coordenação motora e equilíbrio.

Ao realizar um exercício com membros superiores ou inferiores em suspensão, seu aluno também realiza um eficiente trabalho de CORE que ajuda a melhorar sua postura e rendimento.

Espero que tenha gostado dessas 30 dicas de exercícios de Treinamento Funcional na fita de suspensão. Continue acompanhando meu blog para conteúdos diários e mais dicas. Aproveite para se inscrever na LISTA VIP do blog e receber essas novidades por e-mail.

30 Comentários

Deixe uma Resposta
  1. Keyner vc sempre trazendo informações importantes e dando muitas dicas e orientações para nosso dia a dia no trabalho,só posso dizer que vc esta me ajudando muito a fazer o meu trabalho cada dia melhor, obrigado

  2. Ótimos exercícios Keyner, realmente, precisamos apresentar p os nossos alunos algumas inovações p q a aula n fique tão repetitiva. Lembrando q, o objetivo deve ser mantido, ou seja, o que queremos atingir com aqueles exercícios p o nosso aluno. Parabéns!!!

    • Oi, Mariana.
      As fitas de suspensão estão disponíveis na maioria das lojas de equipamento esportivo. Você pode se informar melhor com os vendedores do equipamento sobre instalação e modelos.
      Abraços!

  3. Ola!!!! Nada melhor nessa tarde fria em Petropolis ,assistir suas dicas !!!!! adorei e muito obrigada !!! Sucesso sempre .Em breve estaremos juntos em Canelas !!!! ate lá !!! Grande abraço

  4. Parabéns, cada vez mais fico agradecido a vc e toda equipe, pelo trabalho desenvolvido e pelo material disponibilizado, simplesmente sem palavras. Praticamente uma pós graduação em Treinamento funcional.

  5. Maravilhoso, adorei, porém são mtos exercicios para memorizar rsrsrsrs.
    tem como mandar estes videos ? Vendo- os e praticando a segurança em ensiná-los se torna mais eficiente e seguro.
    Tenho 2 fitas suspensas , mas vejo que as suas são mais modernas e resisdentes.
    Vc pode falar qual marcar ou onde comprou?
    Abraços vc é mto bom. Estou amando cada informação e cada video.
    Obrigada !

  6. ADOREI AS MATÉRIAS SOBRE VÁRIOS EXERCÍCIOS NA FITA DE SUSPENSÃO. OBRIGADO KEYNER, COM ESSES EXERCÍCIOS CONSIGO TER MAIS POSSIBILIDADES NAS AULAS.

  7. Olà!

    Sou Professor de educação física e costumo receber alunos com lombalgia, sendo assim, através da explicação poderei melhoraras aulas e ajudar os meus alunos.

    Muito bom material,

    Atenciosamente,

    Hélcio Pereira
    Campos dos Goytacazes/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *