Posted in:

15 exercícios na fita de suspensão para Studios de Pilates

exercícios na fita de suspensão no Pilates

Talvez um de seus alunos já tenha te perguntado sobre as fitas de suspensão. Elas estão na moda e ficam cada vez mais conhecidas como um método dinâmico e eficiente de se exercitar.

Eu também adoro realizar exercícios na fita de suspensão. O problema é que eles geralmente estão relacionados ao Treinamento Funcional. Será que você pode usar esses exercícios dentro do Studio de Pilates também?

Se você é um instrutor de Pilates que se apaixonou pelas fitas de suspensão fique tranquilo. Depois de ler esse artigo, você saberá se os exercícios na fita podem fazer parte de uma aula de Pilates e algumas dicas de exercícios. Continue lendo para descobrir tudo isso.

Pilates combina com fita de suspensão?

exercícios na fita de suspensão combinam com Pilates

Tenho uma ótima notícia para te dar: combina e muito!

Você lembra do que falei sobre Pilates e Treinamento Funcional? O mesmo se aplica às fitas de suspensão. Elas proporcionam exercícios completamente funcionais, ótimos para melhorar as habilidades proprioceptivas e motoras do aluno.

Além disso, usando a fita de suspensão você cria um incentivo para que o aluno ative o Core, , de maneira eficiente. O desequilíbrio gerado ao usar a fita faz com que o Core se torne essencial para a realização dos exercícios.

Os exercícios realizados nesse equipamento ajudam a melhorar a mobilidade, estabilidade, força e equilíbrio do aluno. No Pilates também precisamos desenvolver essas habilidades, ou a pessoa será incapaz de se mover de maneira funcional.

Quer mais vantagens?

Por proporcionarem um bom trabalho de Core aliado à instabilidade, exercícios na fita de suspensão ajudam a melhorar a postura.

Exercícios na fita de suspensão são muito avançados para meu aluno?

exercícios na fita de suspensão são avançados?

Quando vemos um atleta fazendo várias séries de flexões na fita talvez pareça meio intimidante. Será que um aluno com alguma patologia, que é comum no Pilates, ou só um iniciante mesmo conseguiria fazer isso?

Claro, os princípios da fita de suspensão fazem com que o treino seja amplamente adaptável. Dependendo da angulação entre quem faz o exercício e o solo o movimento se torna mais ou menos desafiador.

Quem está trabalhando com alunos iniciantes pode fazer exercícios na fita de suspensão adaptados para suas necessidades.

A fita de suspensão também não é perigosa para seus alunos iniciantes. Claro que você precisa ficar atento para que ele faça os movimentos corretamente. Mas quem tem medo de realizar exercícios de instabilidade com iniciantes pode ficar tranquilo.

Até idosos podem realizar exercícios na fita de suspensão. Tudo depende de um bom planejamento de aula por parte do instrutor. Conhecendo seu aluno você saberá quais exercícios na fita são adequados para ele ou avançados demais.

Quais exercícios posso usar na fita de suspensão?

exercícios na fita de suspensão para aula

As fitas são uma maneira interessante de fazer um trabalho global com o corpo. Você pode treinar membros superiores, inferiores, Core e praticamente o que quiser nesse acessório.

Podemos adaptar alguns exercícios do Treinamento Funcional como pranchas e agachamentos para as fitas. Fazendo o movimento com esse auxílio seu aluno aproveita para trabalhar estabilidade ao mesmo tempo em que fortalece as musculaturas.

E também podemos adaptar alguns exercícios do Pilates para a fita de suspensão. No vídeo abaixo dou o exemplo da posição do elefante, mas você pode fazer o exercício que quiser.

Dicas para uma aula segura com fitas de suspensão

como fazer uma aula segura com fita de suspensão

O Pilates pode ficar ainda melhor usando as fitas de suspensão como adicional. Mas de qualquer maneira precisamos ficar atentos ao aluno para que ele não se machuque.

Nem sempre nosso aluno ou paciente tem o corpo pronto para realizar exercícios mais avançados. Nesse caso o adicional da instabilidade transforma-se num risco.

Caso isso aconteça o que fazemos? Deixamos o exercício de fora da aula?

Mas eu avaliei meu aluno e sei que aquele movimento é funcional e ajudaria ele a aprimorar seu corpo. Seria ótimo fazer isso!

Nesse caso o ideal é fazer uma preparação do corpo. Seja nos exercícios na fita de suspensão ou em qualquer acessório, preparar o corpo é essencial. Assim você consegue evitar lesões ou dores que desestimulam o aluno.

Com o corpo devidamente preparado, a pessoa consegue realizar aquele exercício mais difícil de maneira segura.

Você pode usar na preparação:

  • Alongamento muscular, especialmente naqueles alunos que apresentam desequilíbrios;
  • Ativação de musculaturas, lembre daquelas musculaturas que o aluno tem mais dificuldade em ativar;
  • Aquecimento;

Dê preferência sempre ao alongamento dinâmico. Como seu aluno está se preparando para se mexer, então o ideal é fazer isso através do próprio movimento.

Podemos fazer os exercícios preparatórios na própria fita de suspensão. Como eu disse anteriormente, conseguimos adaptar os movimentos na fita até para o aluno mais iniciante.

No vídeo abaixo eu mostro uma série de preparação para o agachamento. Mesmo que esse não seja um exercício de Pilates ele pode ser usado na aula. Movimentos funcionais sempre serão benéficos aos seus alunos.

Como adaptar a fita de suspensão para o meu Studio?

Adorei as dicas, Keyner! Vou comprar minha fita, mas como instalo isso?

Outra ótima notícia para você: a fita de suspensão é muito fácil de instalar. Basta ter um ponto fixo alto para prender as fitas.

Então você pode prendê-las na parede, na porta, ou até em algum equipamento. Só tome cuidado para instalar a fita direitinho de maneira que ela fique bem fixa. Assim você também evita acidentes com o acessório se soltando.

E se você não quiser comprar uma fita de suspensão no momento conseguimos adaptar os exercícios usando acessórios que já existem no Pilates. Um deles é o Power Cord, da Suspensus, que nos deixa fazer todos os exercícios na fita e mais um pouco.

Quer uma dica? Dá para adaptar os exercícios na fita de suspensão aos equipamentos de Pilates como fiz nesse vídeo aí embaixo.

Só lembrando: esses exercícios NÃO são de Pilates, mas Treinamento Funcional.

Podemos utilizar exercícios de Treinamento Funcional numa aula de Pilates por diversos motivos. Eles deixam a aula mais dinâmica, criam um estímulo a mais para o aluno e também servem de complemento.

O uso de acessórios e equipamentos do Treinamento Funcional deixa sua aula de Pilates ainda mais dinâmica.

Conclusão

conclusão exercícios na fita de suspensão

A fita de suspensão é um ótimo equipamento para usarmos em nossas aulas. Ela deixa seus alunos mais interessados e motivados ao dar um incentivo diferente.

Além disso, a fita atende todos os requisitos para realizarmos ótimos movimentos funcionais, trabalhando o Core e equilíbrio. Se ela é algo tão bom, por que deixar de fora das aulas de Pilates?

Os exercícios funcionais feitos na fita de suspensão te ajudarão a complementar a aula. Eles não prejudicam a maravilhosa metodologia do Pilates, só agregam.

Dá até para fazer os exercícios usando as alças de equipamentos do Pilates ou outros acessórios. Basta ter um pouco de criatividade.

Gostou dessas dicas? Então não perca tempo para aplicar exercícios na fita de suspensão na sua aula. Tenho certeza que os alunos vão adorar.

Se quiser ainda mais exercícios na fita de suspensão, confira meu outro artigo sobre o tema. Lá deixei 30 exercícios só para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *