Posted in:

Complete suas aulas de Pilates com 12 exercícios funcionais na Chair

exercícios funcionais na Chair

Você sabe o que é falta de motivação na aula de Pilates? Não estou te acusando de dar uma aula chata, mas é completamente normal ter um aluno pouco motivado. Mesmo com nosso repertório imenso de Pilates, nem sempre os alunos ficam satisfeitos.

Sei que é por isso que você veio parar nesse artigo. É sempre interessante buscarmos variações de exercícios, movimentos novos e até uma mistura de modalidade para aplicar nas aulas. Se você dá aulas de Pilates, tem interesse em funcional e novos exercícios esse artigo é para você.

E não precisa ficar preocupado, o Treinamento Funcional combina e muito com Pilates. Ambos possuem o objetivo de restaurar movimentos funcionais do corpo. Combinando essas duas modalidades conseguimos um trabalho completo que ajudará e muito nosso aluno.

Além disso, você consegue uma variação na aula que pode deixa-la mais dinâmica para alguns. O que você está esperando para começar a usar Funcional e Pilates na aula?

Para te ajudar, separei 12 exercícios funcionais na Chair para você usar nas aulas de Pilates.

Exercícios funcionais na Chair

Como usar o Treinamento Funcional no Studio

Gostou dos exercícios que mostrei nesse vídeo? Se anime, eles podem certamente ser usados no seu Studio. Os exercícios funcionais na Chair podem ajudar muito sua aula. O Funcional é uma modalidade que se encaixa muito bem com o Pilates.

O medo de muitos profissionais que desejam começar a usar o Funcional é precisar gastar dinheiro e tempo com acessórios novos. Fique tranquilo, isso não é necessário. Você viu nesse artigo que conseguimos realizar diversos movimentos funcionais nos equipamentos de Pilates mesmo.

Além disso, os exercícios funcionais muitas vezes são realizados somente com o peso do corpo. Quer dizer que eles podem se encaixar mesmo em uma aula de Mat Pilates sem grandes problemas.

Claro que você precisará planejar essa sessão com cuidado. Os exercícios funcionais não servem só para deixar a aula mais animada e trazer uma variação diferente. Eles precisam se inserir de maneira lógica na aula e cumprir algum objetivo naquele corpo.

Minha sugestão é: não faça uma parte especialmente para Treinamento Funcional na sua aula. Só coloque os exercícios no meio da sessão da maneira que preferir e achar mais eficiente. Eles são somente movimento, não uma parte especial da aula.

Então eu posso usar outras metodologias no meu Studio?

É claro que pode. Sempre recomendo que os profissionais não fiquem presos somente a um método ou área. Se você sabe liberação miofascial ou terapia manual, por que não aliar a esse trabalho também?

Quanto mais conhecimento tivermos, mais completas ficarão nossas aulas. Basta que o profissional consiga decidir o que é mais adequado para aquele seu aluno.

Conclusão

Contanto que o objetivo seja melhorar nossa aula, podemos misturar diversos métodos. Um exemplo é o uso do Treinamento Funcional em Studios de Pilates. Existem alguns mitos que costumam impedir instrutores de introduzir o Funcional nos seus Studios.

Muitos pensam que ele só pode ser usado com alunos que já tem algum condicionamento físico ou só em academias. Mas tudo isso não passa de mito. Os exercícios funcionais são ferramentas para tratar e prevenir lesões, além de melhorar o desempenho. O COFFITO inclusive autorizou o uso de Treinamento Funcional por fisioterapeutas.

Quer aprender ainda mais exercícios funcionais para aplicar no Studio de Pilates? Confira meu artigo com 50 exercícios nos equipamentos de Pilates. Tenho certeza que serão muito úteis para suas aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *