Posted in:

Saiba como evitar o abandono de alunos no fim de ano

Conforme o fim de ano chega todos param de pensar nas atividades físicas e começam a pensar em férias e festividades. Provavelmente você já percebeu que o abandono de alunos é alto nessa época. Muitas pessoas dizem que estão indo viajar ou que vão passar um tempo com suas famílias e simplesmente nunca retornam.

Por isso o fim de ano costuma ser um período bastante difícil para os profissionais do movimento. Ao mesmo tempo que precisamos lidar com pessoas deixando nossos Studios, ainda fica difícil conquistar novos praticantes. Como as pessoas estão muito preocupadas com seus afazeres de fim de ano, elas dificilmente pensam em começar o Pilates ou Funcional.

Mas será que esse período precisa ser tão ruim assim? E se eu te dissesse que existem formas de transformar o abandono de alunos no fim de ano em um período de fidelização? Você acreditaria? Continue lendo para entender melhor como manter seus alunos mesmo na época mais corrida do ano!

Por que os alunos fogem no fim de ano?

Uma pesquisa no Rio de Janeiro identificou que apenas 3,7% dos alunos ficam na mesma academia por mais de um ano. Considerando que estamos na “era fitness”, uma época em que todo mundo sabe dos benefícios da atividade física, isso é impressionante. Um número extremamente pequeno de pessoas está disposto a manter-se na mesma academia por um tempo muito longo.

Outras fontes indicam que um aluno precisa treinar por 10 a 12 meses para que a atividade física se torne essencial em sua vida. Isso acontece porque depois desse período seu objetivo já se tornou realidade. Percebendo o benefício que a prática trouxe para seu corpo, o aluno dificilmente se sentirá à vontade para desistir dele.

Se você perguntar para algum dos seus alunos que está desistindo da prática esse ano, ele provavelmente vai dizer que está sem tempo. Agora pense com cuidado, quanto tempo demora uma sessão? Cerca de 50 minutos, certo? Considerando o tempo que a pessoa leva para se arrumar e para ir da casa até o Studio, o tempo gasto chega a 1 hora e meia.

Agora pense para o que esse indivíduo tem tempo. Ele pode ficar em casa assistindo televisão por 2 horas à noite, ou por horas e horas nas redes sociais. Será que o verdadeiro motivo de desistir é a falta de tempo?

A realidade é que “estou sem tempo” é uma desculpa que esconde outros motivos. Odeio te informar, mas a maioria deles está relacionado a falta de resultados ou conhecimento de outra modalidade mais “moderna”. É verdade, o abandono de alunos pode até acontecer porque eles conheceram outro exercício que ganhou destaque na mídia e resolveram praticá-lo.

O que você pode fazer para manter seus alunos?

A manutenção de alunos é algo delicado que precisa de ampla dedicação do profissional. Se você não investir nisso durante todo o ano, as festividades sempre serão a época em que boa parte dos seus clientes simplesmente foge. Com certeza você quer mudar essa realidade, então confira algumas dicas abaixo.

Campanhas e promoções funcionam?

Quando alguém percebe que sua aula tem abandono de alunos geralmente pensa em lançar uma promoção. Por isso, você certamente vai começa a ver anúncios falando de planos com preços extremamente baixos esse mês. É comum, porém nem sempre é a solução.

O primeiro problema dessas campanhas é que elas estão focadas somente em alunos novos. Mesmo que você tenha muitos clientes antigos deixando o Studio, eles não ficarão tentados a voltar por causa de uma promoção.

Em segundo lugar, campanhas muito exageradas podem desvalorizar seu trabalho. Tome muito cuidado na hora de criar esse tipo de ação e lembre-se que seu foco deve ser também em reter quem já treina com você.

Melhores formas de realizar manutenção de alunos

Você quer evitar o abandono de alunos nessa temporada e manter seu Studio funcionando a todo vapor? Separei algumas dicas que devem te ajudar muito nessa missão, leia com cuidado.

Torne-se um profissional diferenciado!

Como falei anteriormente, muitos alunos deixam nosso espaço porque não perceberam o resultado que queriam. Isso pode estar relacionado a uma falha no treinamento, avaliação ou até falta de educação do cliente.

Profissionais do movimento tem uma noção de quanto tempo cada aluno leva para alcançar seus objetivos. Sabemos isso porque fizemos uma avaliação detalhada e continuamos avaliando a pessoa a cada sessão. Mas quem treina não sabe disso. Ele sequer consegue perceber as várias compensações em seus movimentos.

Assim, casos com uma progressão razoavelmente lente, mas satisfatória para nós, podem parecer como completamente sem evolução para o aluno. Se o próprio profissional não souber mostrar isso para ele, o resultado será abandono.

Quando falo que precisamos ser profissionais diferenciados para evitar o abandono de alunos, quero dizer que precisamos ser excepcionais em todos os aspectos da aula. Lembre-se que quanto mais você entende sobre sua modalidade, mais eficiente ela se torna e menores as chances de perder um aluno.

Use treinos dinâmicos e misturando técnicas

Seus alunos vão te trocar pelo novo treinamento modinha se você não mudar suas aulas com urgência. Precisamos procurar formas de deixar os treinos mais dinâmicos e animados, sejam eles em grupo ou personal.

Uma ideia excelente é misturar técnicas. Além de trazer um aspecto diferente para o treino, a mistura de técnicas pode melhorar muito os resultados. Para conseguir melhorar ainda mais seu atendimento, invista em você.

Aproveite cursos de formação que podem te dar novos conhecimentos para trabalhar com seus alunos. Trazer novidades é uma boa forma de incentivar um aluno um pouco mais antigo no Studio a continuar treinando.

Conclusão

O abandono de alunos é inevitável, mas você não precisa deixar que o fim do ano seja o ponto alto de abandonos. A retenção é um processo que acontece durante todo o ano e depende muito de você, o instrutor.

Quer continuar com seus clientes? Invista em você e em conhecimento. Essa é a única forma de continuar inovando nas aulas e encontrando novas formas de oferecer resultados. Um pequeno detalhe: quanto mais inovadora e envolvente for a sua aula, menores as chances de perder um aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *