Posted in:

8 Exercícios para Fortalecer Abdômen que Você não Pode Perder

Já percebeu que alguns alunos são loucos para conseguir “secar” a barriga e conseguir um abdômen definido? Quem trabalha com Treinamento Funcional certamente já percebeu isso, mas também deve ter notado que essas mesmas pessoas odeiam exercícios específicos para fortalecer abdômen. O motivo provavelmente é simples: mesmo depois de fazer vários exercícios o aluno não vê os resultados estéticos que deseja.

Combinando uma dieta balanceada e prática de atividades físicas constante o aluno verá a estética melhorar. Porém, existe um problema ainda maior que a aparente falta de resultados: exercícios que se repetem em todas as aulas. Sabemos que precisamos fortalecer abdômen no Treino Funcional. Mas será que vale a pena usar sempre o mesmo tipo de abdominal ou prancha para esse fim?

Imagino que você já sabe o resultado: um aluno que fica entediado com as sessões e eventualmente resolve parar, ou alguém que não aguenta mais fazer o mesmo exercício e diminui seu rendimento. Não queremos qualquer um desses resultados.

Por isso, tenho uma proposta a fazer. O que acha de aprender 9 variações de exercícios para fortalecer abdômen e melhorar suas aulas? Eles te ajudarão a deixar suas aulas mais dinâmicas e variadas. Como resultado você conseguirá deixar seus alunos mais entretidos e satisfeitos com os resultados. Vem comigo para aprender mais!

Por Que Preciso de Exercícios Para Fortalecer Abdômen?

Suas aulas sempre usam prancha abdominal, crunches e mais uma variação de abdominal sem acessório para trabalhar o Core? Calma, isso não é exatamente um problema. Muitos profissionais trabalham dessa maneira porque parece mais simples e eficiente. Realmente, recomendo começar com alunos iniciantes sempre com as formas mais simplificadas de exercícios.

Mas por que exatamente precisamos inserir esses exercícios nas aulas? Sabemos que o Treinamento Funcional trabalha o corpo como um todo, assim só precisaríamos incluir exercícios que trabalhem Core junto de outras partes, como o agachamento, isso seria o suficiente para um corpo completamente funcional e sem desequilíbrios.

A realidade é que a maioria dos alunos não possui esse corpo. Eles passam 8 horas ou mais por dia sentados, provavelmente com uma postura péssima. Seus hábitos de vida e alimentares não chegam perto do desejado. Como consequência, as musculaturas abdominais ficam enfraquecidas.

Um dos principais papéis do Core está na sustentação da coluna lombar e torácica. Pense em quantos dos seus alunos têm ou já tiveram dor lombar. Isso está relacionado a todos os fatores e hábitos de vida que mencionei anteriormente, mas também tem a ver com a fraqueza e pouca ativação de musculatura abdominal. Os exercícios focados nessa musculatura que usamos em aula devem ajudar a resolver esses problemas.

Exercícios para Fortalecer Abdômen com Acessórios

Alguns de nossos maiores aliados para uma aula completa e divertida são os acessórios. Todo aluno adora fazer algo diferente na aula. Isso pode ser um exercício instável usando fitball ou algo lúdico usando cones. O fato é: a aula fica muito mais imprevisível quando usamos acessórios.

Como sempre, recomendo que use essas ferramentas a seu favor. No Funcional trabalhamos com muitos acessórios de instabilidade. Por terem movimentos imprevisíveis, eles forçam o aluno a realizar uma melhor ativação do Core. Portanto, usar fita de suspensão, Bosu e Fitball, por exemplo, pode te ajudar a trabalhar o fortalecimento abdominal.

Um bom exemplo de exercícios diferentes e eficientes com acessórios é a prancha diagonal na fita de suspensão. No vídeo abaixo você pode ver como realizar esse exercício e as musculaturas mais trabalhadas. Perceba que ele é bastante dinâmico e oferece instabilidade para o aluno.

Inicialmente é possível realizá-lo com menor amplitude. Conforme a pessoa desenvolver suas habilidades motoras pode começar a estender mais o corpo no movimento e chegar mais próximo do chão.

Também podemos usar acessórios para deixar o trabalho de Core mais completo. Mostro abaixo uma prancha lateral utilizando faixa elástica para incluir mobilidade de ombro e escápula. Dê uma olhadinha:

Exercícios em Dupla

Esse é outro artifício que podemos e devemos usar se quisermos uma aula mais dinâmica e chamativa. Existem diversos motivos para trabalhar com exercícios em dupla, como já mostrei em outro artigo meu. Eles ajudam a melhorar a motivação e fazer com que os alunos fiquem mais próximos na aula.

Além disso, existem ótimas opções de fortalecimento abdominal entre os exercícios funcionais em dupla. No vídeo abaixo você confere 4 exercícios em dupla para fortalecer o Core. Alguns deles são mais avançados, é o instrutor que deve definir o que é adequado para seu aluno ou não.

Também existe a opção de utilizar as pranchas em dupla para fortalecer abdômen. Você pode conferir 6 ótimos exercícios desse tipo no meu artigo completo sobre o tema.

Exercícios na Chair

Quem trabalha com Pilates ou gosta de introduzir os exercícios dessa ótima modalidade na sua aula também tem opções. O Método Pilates utiliza diversos exercícios para fortalecer o Power House, estrutura que inclui os estabilizadores da coluna. Isso quer dizer que ele nos dá ainda mais variedade de movimentos para usar na aula. Quero deixar como exemplo 3 exercícios realizados na Chair que te ajudarão bastante:

Conclusão

Chega de dar o mesmo exercício para abdômen toda vez que queremos dar um trabalho mais específico para Core! Nossos alunos não aguentam mais e a aula ficaria muito mais motivadora com um pouco de variação. É claro que sempre devemos aplicar as variações de exercícios de acordo com o nível de habilidade do aluno. Mas isso não quer dizer que elas devem ser excluídas completamente.

Para que sua aula de Treinamento Funcional seja ainda mais completa, comece a utilizar alguns exercícios diferentes. Nesse artigo você conseguiu aprender a trabalhar com acessórios e variações para um bom trabalho de fortalecimento. Aplique esses novos exercícios em aula para ver como seus alunos vão adorar.

Aprenda ainda mais utilizando variações de exercícios tradicionais do funcional como as pranchas e abdominais. Confira meus artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *